Páginas

sábado, 16 de novembro de 2013

Continuando com o "pente fino"...

Salve!

Continuando a caça aos problemas, semana passada eu consegui um tempinho pra mexer no carro. Levantei a traseira, abri os tambores e verifiquei que o sistema de ajuste automático da roda esquerda estava com problemas e foi na montagem. My fault! Mas nada grave. Apenas o sistema de ajuste não estava funcionando. Consertei a mancada e aproveitei para lubrificar com cuidado as articulações da sapata, para que elas pudessem retornar à posição original ao soltar o freio de forma mais rápida e "natural". Remontei tudo, coloquei o carro no chão e de cara percebi o quanto melhorou! O freio de mão agora sobe 3 a 4 dentes apenas e o carro não está mais travando. Excelente!

Pronto para começar os trabalhos.

O problema do carro não pegar depois de quente, parece que foi totalmente solucionado também! Não tive mais nenhuma ocorrência depois que puxei um novo cabo de aterramento para o bloco do motor. Pensando melhor no assunto, acho que o problema foi ocasionado depois que mudei o ponto de aterramento que originalmente era na parte superior do coletor de admissão. Com a utilização da PowerBox, tive que mover o ponto de aterramento e acho que ele "não gostou muito"... rs

Viram a capa de proteção da bateria? Novinha e original GM

Outra problema que eu vinha notando era o cheiro forte de gás carbônico, ou melhor, de mistura rica. Reparei que os cabos Accell de 8mm que eu estava usando, não estavam muito bem fixados na bobina e o problema era nos conectores. Como esses cabos já eram "velhos", comprei um jogo original e troquei. Retirei as velas pra checar e as dos cilindros 3 e 4 estavam bem molhadas. Sequei e ajustei todas e de cara houve uma boa melhora, mas o carro ainda está com algumas falhas. Vou medir o primário e secundário da bobina, mas tenho quase certeza que ela já está mais pra lá do que pra cá...  

Caixa do filtro de ar removida

Como a garagem está "em reforma", só tive como mexer novamente no carro ontem. Durante a montagem eu vi que a polia da roda fônica estava com a chaveta "arrombada". Isso é um problema, já que se ela se move, pode adiantar ou atrasar o ponto do carro, deixando o funcionamento inconstante. Subi nas rampas, retirei a caixa do filtro de ar, soltei a correia poly-v com uma chave 15 (basta aliviar a pressão do esticador), e com uma chave de caixa torx 18 soltei o parafuso que fixa a polia. Caminho contrário para montagem e pronto. Testado e aprovado. O único "porém" é que a polia nova é mais pesada. Não gostei muito disso, mas tudo bem. Nada demais.

Em breve vou postar uma dica pra melhorar a captação de ar fresco pelo filtro de ar. Aguardem!

Reparem na diferença nas chavetas

Polia velha e a nova.
Estou aqui agora escrevendo e pensando na trabalheira pra tirar a caixa de direção pra trocar os retentores... Se der, vou começar hoje ainda. Vamos ver!

Grande abraço!