Páginas

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Trabalho, trabalho e... mais trabalho!

Como havia dito, fiz um levantamento de todos os itens que eu consegui lembrar olhando cada parte do carro. Comecei com pouco mais de 70 itens, mas depois de mexer em alguns itens já estou perto de 80! Mas tudo bem. É melhor conhecer logo o quanto de trabalho ainda tem pela frente.

Vamos aos progressos desses últimos dias:

Um item que precisava ser trocado de qualquer maneira era o cilindro-mestre. Então fui na mesma loja que disseram que "nunca tinham visto aquele cilindro" e o comprei. Aproveitei e comprei mais alguns itens:

Reservatório do líquido de arrefecimento;
Reservatório do limpador de pára-brisa (com bomba e tampa);
Cilindro-Mestre;
Cabo do velocímetro (as duas partes);
Borrachas dos pedais de freio e embreagem;
Presilhas;
Tampa do reservatório do líquido de arrefecimento.

Forro original do capô
Comprei também a manta asfáltica auto-adesiva e já iniciei a aplicação no assoalho.

Manta auto-adesiva.
Comparando o reservatório antigo e o novo.
Se repararem com atenção a imagem acima, verão que comprei o reservatório do 8V ou invés do 16V. O reservatório do 16V tem uma saída a mais para o aquecimento do corpo de borboleta. Isso é totalmente dispensável na maioria dos estados brasileiros, e aqui no RJ nem se fala! Outra diferença é a posição da entrada inferior. No 16V ela fica mais pra trás. Tive que cortar um pedaço da mangueira pra que a adaptação funcionasse. Ficou muito bom. Quando eu for trocar as mangueiras (pretendo trocar todas), essa especificamente vou comprar do 8V ao invés do 16V. Vai ficar perfeito.

Reservatório e cilindro-mestre instalados.
Instalar o reservatório do arrefecimento foi fácil, o cilindro-mestre no hidro-vácuo idem. Mas transferir o reservatório do freio para o novo cilindro-mestre foi bem trabalhoso. O encaixe é bem justo e deve-se tomar cuidado pra não quebrar os pinos plásticos. Depois de algum tempo e muito suor, estava tudo no seu devido lugar. Como esse cilindro mestre é de carros sem ABS, lacrei duas saídas, pois só precisar usar duas (as que estão com as proteções amarelas na foto). Os canos de freio que vão do cilindro-mestre até o ABS estavam muito compridos e dando voltas desnecessárias. Já os retirei e medi o tamanho correto. Até o final de semana vou comprar os canos e moldar na medida certa.

ABS com as entradas isoladas. Vou fazer novos canos.
Visão geral do motor.

Pra colocar o reservatório dos limpadores, eu precisava primeiro passar uma nova tubulação pro limpador traseiro que estava totalmente deteriorado e quebradiço. E isso realmente foi uma tarefa que demorou bastante. Tive que desmontar os chicotes e o módulo do ABS sob o painel. Apesar do CEP Chevrolet mostrar que essa tubulação vai pelo teto do carro, no GSI ele vai por baixo. O caminho é o seguinte: Sai do reservatório, passa pela lateral saindo na caixa de rodas (entre ela e o pára-barro), passa por um furo no pára-lama em direção ao interior do carro, mas não sai sob o painel (perdi muito tempo procurando!!!). Ele vai por um espaço entre o interior do carro e a parte externa (se perdendo num local sem acesso). Retirei então o pino que indica que a porta está aberta e pesquei literalmente o tubo com um fio rígido. Em seguida, com paciência, consegui acertar o furo que leva o tubo ao interior do carro. Dali pra frente o caminho é mais fácil. Corre junto à fiação sobre a caixa de ar, contorna a caixa de roda traseira, sobe pela coluna, entra na tampa pelo passador de fios e finalmente chega ao esguicho. Ufa! Bem, já deu pra perceber que pra fazer isso eu tiver que desmontar tudo que faltava do interior do carro né? Então aproveitei e retirei o forro do teto pra lavar, assim como todas as outras partes plásticas. Sábado vai ser o dia de lavar essas peças...

Vejam como ficou...

Início do caminho da tubulação do lavador do vidro traseiro.

E finalmente chegando ao interior do carro. Isso deu trabalho!

Peças plásticas e acabamento do teto-solar. Vou lavar tudo.

Interior durante a desmontagem. Tirei até os cintos de segurança.

Teto-solar. Em muito bom estado!

Forro do teto. Sujo pacas!

Repare na diferença entre o que era (parte clara) e como está!

É isso. Muito trabalho feito e muito a fazer. Mas sem desanimar!

Até o próximo post.





2 comentários:

  1. Muito bom o site... Terminei de ler toda a sua "saga" e achei muito legal as considerações que fez.. =)
    Tenho um GSi também parado a algum tempo, e minha ideia nessas ferias é coloca-lo pra andar novamente... Por isso seu site foi de excelente aprendizado!

    Por favor, continue postando! Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos elogios OberDan!
      Precisando de qualquer ajuda com o seu GSI não exite em entrar em contato.
      Pode deixar que tenho muito trabalho e muita coisa pra postar ainda ;-)
      Grande abraço!

      Excluir