Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Check List!

Ontem pela manhã fui verificar os tuchos que eu havia deixado de molho na gasolina. Antes disso o saldo era de 15 tuchos entupidos e 1 bom. Depois da limpeza a coisa melhorou bastante: 12 bons e 4 "mais ou menos". Esses 4 levei para um segundo round e com um pouco de paciência ficaram quase no nível dos demais e sem dúvida, bem melhor do que estavam antes.

Instalei o motor de arranque, troquei o regulador de voltagem do alternador e também o instalei. Montei os comandos de válvulas, acertei o ponto do carro, correias etc.. etc.. etc... mais uma vez :-) É, tem que ter paciência!

Liguei o carro e o tal barulho que vinha da polia do virabrequim sumiu, era realmente a arruela que estava atrapalhando. Já os tuchos, continuavam a sinfonia, mas isso era de se esperar, já que eles demoram uma barbaridade para funcionar corretamente.

Hora do Check List!

  • Válvula termostática - OK!
  • Bomba d'água - OK!
  • Bomba de óleo - OK!
  • Marcha Lenta - Acelerado! O carro voltou a ficar acelerado, não tanto quanto antes, mas voltou. Ajustei a abertura da borboleta (lacrei praticamente) e não adiantou. Pouco tempo depois a lâmpada da injeção acendeu. Ao consultar os códigos de erro pelas piscadas da lâmpada espia, a injeção está acusando falha na  válvula IAC. E eu estou torcendo pra ser isso mesmo, já que eu procurei tudo quanto foi lugar pra tentar achar uma entrada falsa de ar e não achei.
  • Pressão de combustível - OK!
  • Óleo - Encontrei um vazamento pelos retentores dos comandos. Eu já os troquei e agora preciso acompanhar pra ver se o problema persiste.
  • Água - Encontrei um vazamento que parece ser do radiador. Não parece ser dos cebolões e nem das mangueiras. Não tive tempo ainda pra determinar o local exato, mas tudo indica que é do radiador mesmo.
  • Temperatura / ventoinha - OK!
  • Freios - Hoje instalei as pinças dianteiras com novas pastilhas. Amanhã vou tentar trocar os cilindros de roda traseiro e fazer a sangria do sistema.
  • Direção - Aparentemente está OK! Com o carro no alto não dá pra avaliar corretamente. Não encontrei vazamentos.
  • Ar-Condicionado - Faltam as tubulações, revisar o compressor e limpar todo o sistema. Isso não tem qualquer prioridade no momento, já que não impede do carro andar, mas terá a devida atenção numa próxima etapa.
  • Linha de combustível - OK! Nenhum vazamento encontrado. A pressão não tem baixado no manômetro.
  • Alternador - OK! Agora está carregando a bateria normalmente.
  • Interior - Que interior? :-P

Já no final do dia, os tuchos pressurizaram e o motor ficou com um barulho descente. Amanhã eu quero acabar com o problema da marcha lenta irregular pra poder me concentrar nos outros itens.

Próximos passos:

  • Resolver o problema da marcha-lenta.
  • Terminar os freios.
  • Consertar o radiador.

Grande abraço!









quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dois passos pra frente, um pra trás...

Mais dois dias de (muito) trabalho no GSI.

Acabei não encontrando os parafusos do escapamento, e pra falar a verdade, acho que eu estava procurando coisas que não existem. Mas como assim?! Explico: Do coletor de escape até onde começaria o catalizador (nos Corsas que possuem esse item - apenas pra facilitar o entendimento), o escape está original. Desse ponto até onde entra o silencioso traseiro, que é do 1.6 8V, o cano é de 2 polegadas e sem o abafador intermediário. Ou seja, é um carnaval antecipado... e apesar não lembrar, tenho quase certeza que ele não estava fixado da forma correta, mas sim com dois parafusos simples, sem as molas. Mas eu não estou preocupado com isso no momento. Só quero que o carro faça menos barulho pra eu poder identificar outros problemas e analisar melhor o comportamento do motor. Com o carro andando, levarei numa casa de escapamentos e farei tudo da melhor forma (tenho algumas ideias!). 


E lá vamos nós outra vez!
 Mesmo assim comprei o kit correto para fixação do escape, mas só aproveitei mesmo as molas, já que o "casamento" dessas partes não era perfeito e o anel que deveria fazer a vedação fica "sambando" no cano de 2 polegadas. Sorte que eu mandei fazer umas juntas! Assim pude dar como encerrado esse assunto, pelo menos até que eu possa andar com o carro.

Com o carro fazendo um pouco menos de barulho (sem o abafador central o carro continua com um barulho considerável), pude analisar o motor e o que eu "descobri" não foi muito animador, mas nada desesperador.

Não é miragem nem foto velha... Estou desmontando novamente.

De cara percebi que os tuchos não estavam funcionando adequadamente. Tec-tec pra todo lado! E havia ainda um barulho metálico do lado esquerdo com se algo estivesse batendo / raspando. Juro que não dava pra ouvir nada disso sem o escape! Outro problema é que o carro continuava acelerado. Depois que eu ligava, ele ia pra 1.200RPM e logo depois pra 3.000RPM! No primeiro teste, como havia inúmeras entradas false de ar, creditei esse comportamento à elas, mas agora isso já não valia mais como desculpa.

Ontem pela manhã, gravei um chip com o mapa original da injeção do GSI e espetei no bicho. O chip que estava lá era pra álcool e turbo, era querer demais que o carro funcionasse redondo, mas como meu primo disse que rodou com o carro assim e estava legal, não estava me preocupando com isso. Bem, com o chip original espetado, fui testar o carro. 

Essa parte eu não cheguei a mexer, já veio pronta da retífica.

Felizmente o carro se comportou como devia! Marcha lenta normal, sem acelerações malucas. Ufa! Menos uma problema. Aproveitei que o carro estava "manso" pra medir o alternado e... %$@#! Não está carregando a bateria. Mais um item pra revisar. E vou te falar... tirar aquele alternador dali não é nada fácil. Mas tudo bem, eu já estava preparado para esses problemas, afinal, desmontar o carro praticamente todo e montar sem problema... e praticamente sozinho?! Já tive oficina e sei que isso é quase impossível... até mesmo com uma equipe. Quem assiste Overhaulin sabe do que estou falando... e olha que lá só tem fera!

Como eu não queria deixar o carro ligado por mais que 1 minuto, já que eu não sabia de onde vinha o tal barulho de peças raspando e pra evitar problemas com os tuchos, desliguei  o bicho e comecei a procurar. Fui rodando o motor "na mão" até ouvir o barulho. Não demorei muito a encontrar o responsável. A polia do virabrequim, onde tem um ressalto para leitura do ponto pelo sensor de rotação, raspava no parafuso do esticador automático da correia dentada. O motivo? A arruela de pressão que utilizei pra fixar o esticador deixou o parafuso 1mm (isso mesmo 1mm) mais saliente e foi o suficiente para raspar na polia. Legal, pra soltar a polia eu tenho que travar o motor. Lá fui eu remover o motor de arranque pra fixar a ferramenta pra travar o voltante do motor...

E lá vamos nós!

Ferramenta fixada, polia removida e aí sim confirmei o problema. Removi o parafuso e o esticador. Nesse ponto tomei uma decisão: Vou remover os tuchos e tentar limpá-los! Soltei então as polias dos comandos, em seguida os comandos e os tuchos, sempre deixando tudo na ordem para que os tuchos voltem para os seus devidos lugares.

Aproveitei pra recuperar uma rosca de um dos mancais onde se prende a tampa dos tuchos. Utilizei uma bucha com diâmetro externo de rosca de 8mm e interno de 6mm. Assim posso continuar usando o parafuso original.


Recuperando a rosca com uma bucha 8mm => 6mm

Pronto. Menos um problema.

E é nesse ponto que estou agora. Limpando tuchos pra remontar toda a bagaça!

Às vezes é preciso voltar um pouco pra poder avançar com segurança. Eu queria colocar o carro rodando durante esses 10 dias de "férias", não sei se vou conseguir, mas não vou apressar nada pra cumprir o prazo. Se der deu...

Grande abraço!

PS: Não deu tempo de revisar o texto... desculpem por qualquer erro. Estarei revisando assim que possível!!!







terça-feira, 27 de novembro de 2012

Sem tempo à perder...

Salve pessoal!

Ontem foi um dia produtivo, mas poderia ter sido melhor... Na parte da manhã, fui comprar as peças que eu precisava pra completar a "etapa do tanque":

90468706 - Tubo de alimentação no assoalho (não aparece na imgem abaixo)
90467441 - Mangueira ligação do reservatório
93216517 - Mangueira de respiro
90467442 - Mangueira desaerador do reservatório

A mangueira principal (90467441) é o item 7. As outras duas mangueiras ficam dentro do item 11.

Não achei a mangueira mais fininha (de respiro), que por sorte era a que estava em melhor estado. Sendo assim, essa foi a única a ser mantida.

Peças novas e originais! Opa, esse filtro de combustível que está aí é o velho! ;-)
Se pra colocar o tanque no lugar eu levei algo em torno de 30 minutos, trocar essas mangueiras consumiram 2 horas de trabalho. Logicamente que se eu tivesse um elevador esse tempo teria sido reduzido a outros 30 minutos, mas com o carro apenas sobre cavaletes foi o que deu pra fazer...

Tanque no lugar. Isso foi moleza...

Com as mangueiras trocadas, tratei de substituir a mangueira de alimentação do assoalho (sai do filtro de combustível e vai até a direção da parede corta fogo mais ou menos), eliminando uma emenda que existia com borracha, coisa que deve ser evitada a todo custo, já que qualquer pancada ou esbarrão num quebra-molas/lombada poderia cortar a mangueira ou ainda prender em uma das abraçadeiras. Agora o filtro de combustível, que também foi trocado, está usando os engates originais ao invés de abraçadeiras.

Gambiarra removida. Repare no tubo cortado. Tinha uma borracha ligada dali até o filtro de combustível.
O passo seguinte foi religar a bomba e dar uma conferida, já que o cara do ferro-velho achou que eu não fosse levá-la e começou a desmontá-la. Coloquei a boia de volta no lugar, religuei as mangueiras e fechei o tanque.

Eu estava disposto a ligar o carro. Então voltei pra baixo dele e comecei a prender o escapamento que eu havia soltado pra facilitar a retirada do tanque. Faltava a parte inferior do coletor de escapamento. Lembra que eu disse que tem sempre um "mas"? Pois é... eu não lembrava que tinha um parafuso quebrado dentro do coletor. Mas isso não me impediria de colocá-lo. Instalei-o com 3 parafusos ao invés de 4 provisoriamente. O problema maior foi na conexão com o cano sob o carro. Quem disse que eu achava os parafusos com as molas e o anel vedador????

Anel vedador (5), parafuso(6) e mola de junção(7) - Procura-se!!!!

Mas isso não ia me impedir de ligar o carro. Só ia ficar um "barulhinho"... EU precisava confirmar se o sistema de alimentação e retorno do tanque estavam ok e mais do que isso... se a bomba também estava funcionando!

Felizmente o carro ligou, tudo funcionando e aparentemente nenhum vazamento. Mas nem vou comemorar isso ainda. Tem muito teste pra fazer antes de afirmar isso. Mas eu fiquei feliz de abastecer o carro pelo local correto e vê-lo ligando.

A luz de injeção acendeu, coisa que não aconteceu no primeiro teste. O carro acelerou quando isso aconteceu o que pode indicar um problema na válvula IAC (motor de passo). Mas só vou me preocupar com isso depois que o escape estiver pronto. Eu quero ouvir o barulho do motor, checar se os tuchos estão enchendo e trabalhando corretamente, verificar se o carro está esquentando, ventoinha armando e só depois eu penso no restante. Tem muita coisa pra testar. Deu pra ver que a bomba de óleo está perfeita, a luz espia apagava mesmo sem o carro ligar, apenas nas tentativas, o que comprova sua eficiência. 

Estou indo pra garagem agora pra iniciar a busca pelos desaparecidos... Se eu não encontrá-los, tentarei comprar ainda hoje. Não tenho tempo a perder!!!

Grande abraço!








sábado, 24 de novembro de 2012

Depois de um longo tempo em "ponto-morto"...

Salve pessoal!

Depois de um longo período sem tempo pra pensar em tocar no GSI, hoje finalmente "engatei a segunda" no  projeto pra ver se ele pega no tranco e sigo no embalo pra colocar o Corsa pra rodar!

O post vai ser curto, pois não deu pra tirar fotos, mas depois prometo contar com calma e detalhes o que rolou.

O que eu posso adiantar é que comprei outro tanque no ferro-velho, com bomba e tudo mais. É um tanque igualzinho (de ferro) e bem integro. Só tem um pequeno amassado, mas é pequeno mesmo!

Passei dois dias dessa semana tentando limpar (novamente) o tanque do GSI, mas acabei desistindo. Confesso que sou chato pacas e não ia dormir direito sabendo que coloquei um tanque "meia-boca" no carro :-/.

O sol hoje estava de lascar, então deixei pro final da tarde pra mexer no carro. Em menos de 30 minutos o tanque já estava instalado, mas... (tem sempre um mas), as mangueiras que vêm do bocal estão muito ressecadas e já sei que vou ter problemas com isso. Sendo assim, agora vou tratar de substituí-las. Tem uma emenda na tubulação que sai do filtro de combustível e vai lá pra flauta que eu também quero eliminar.

Hoje foi um ótimo dia. Consegui o tanque e já sei o que preciso pra continuar o trabalho. A meta pra semana que vem é trocar essas mangueiras, eliminar essa emenda e terminar os freios. Com isso o carro vai pro chão!

Aí começo a montar o interior...

Grande abraço!