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sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Check List!

Ontem pela manhã fui verificar os tuchos que eu havia deixado de molho na gasolina. Antes disso o saldo era de 15 tuchos entupidos e 1 bom. Depois da limpeza a coisa melhorou bastante: 12 bons e 4 "mais ou menos". Esses 4 levei para um segundo round e com um pouco de paciência ficaram quase no nível dos demais e sem dúvida, bem melhor do que estavam antes.

Instalei o motor de arranque, troquei o regulador de voltagem do alternador e também o instalei. Montei os comandos de válvulas, acertei o ponto do carro, correias etc.. etc.. etc... mais uma vez :-) É, tem que ter paciência!

Liguei o carro e o tal barulho que vinha da polia do virabrequim sumiu, era realmente a arruela que estava atrapalhando. Já os tuchos, continuavam a sinfonia, mas isso era de se esperar, já que eles demoram uma barbaridade para funcionar corretamente.

Hora do Check List!

  • Válvula termostática - OK!
  • Bomba d'água - OK!
  • Bomba de óleo - OK!
  • Marcha Lenta - Acelerado! O carro voltou a ficar acelerado, não tanto quanto antes, mas voltou. Ajustei a abertura da borboleta (lacrei praticamente) e não adiantou. Pouco tempo depois a lâmpada da injeção acendeu. Ao consultar os códigos de erro pelas piscadas da lâmpada espia, a injeção está acusando falha na  válvula IAC. E eu estou torcendo pra ser isso mesmo, já que eu procurei tudo quanto foi lugar pra tentar achar uma entrada falsa de ar e não achei.
  • Pressão de combustível - OK!
  • Óleo - Encontrei um vazamento pelos retentores dos comandos. Eu já os troquei e agora preciso acompanhar pra ver se o problema persiste.
  • Água - Encontrei um vazamento que parece ser do radiador. Não parece ser dos cebolões e nem das mangueiras. Não tive tempo ainda pra determinar o local exato, mas tudo indica que é do radiador mesmo.
  • Temperatura / ventoinha - OK!
  • Freios - Hoje instalei as pinças dianteiras com novas pastilhas. Amanhã vou tentar trocar os cilindros de roda traseiro e fazer a sangria do sistema.
  • Direção - Aparentemente está OK! Com o carro no alto não dá pra avaliar corretamente. Não encontrei vazamentos.
  • Ar-Condicionado - Faltam as tubulações, revisar o compressor e limpar todo o sistema. Isso não tem qualquer prioridade no momento, já que não impede do carro andar, mas terá a devida atenção numa próxima etapa.
  • Linha de combustível - OK! Nenhum vazamento encontrado. A pressão não tem baixado no manômetro.
  • Alternador - OK! Agora está carregando a bateria normalmente.
  • Interior - Que interior? :-P

Já no final do dia, os tuchos pressurizaram e o motor ficou com um barulho descente. Amanhã eu quero acabar com o problema da marcha lenta irregular pra poder me concentrar nos outros itens.

Próximos passos:

  • Resolver o problema da marcha-lenta.
  • Terminar os freios.
  • Consertar o radiador.

Grande abraço!









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