Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dois passos pra frente, um pra trás...

Mais dois dias de (muito) trabalho no GSI.

Acabei não encontrando os parafusos do escapamento, e pra falar a verdade, acho que eu estava procurando coisas que não existem. Mas como assim?! Explico: Do coletor de escape até onde começaria o catalizador (nos Corsas que possuem esse item - apenas pra facilitar o entendimento), o escape está original. Desse ponto até onde entra o silencioso traseiro, que é do 1.6 8V, o cano é de 2 polegadas e sem o abafador intermediário. Ou seja, é um carnaval antecipado... e apesar não lembrar, tenho quase certeza que ele não estava fixado da forma correta, mas sim com dois parafusos simples, sem as molas. Mas eu não estou preocupado com isso no momento. Só quero que o carro faça menos barulho pra eu poder identificar outros problemas e analisar melhor o comportamento do motor. Com o carro andando, levarei numa casa de escapamentos e farei tudo da melhor forma (tenho algumas ideias!). 


E lá vamos nós outra vez!
 Mesmo assim comprei o kit correto para fixação do escape, mas só aproveitei mesmo as molas, já que o "casamento" dessas partes não era perfeito e o anel que deveria fazer a vedação fica "sambando" no cano de 2 polegadas. Sorte que eu mandei fazer umas juntas! Assim pude dar como encerrado esse assunto, pelo menos até que eu possa andar com o carro.

Com o carro fazendo um pouco menos de barulho (sem o abafador central o carro continua com um barulho considerável), pude analisar o motor e o que eu "descobri" não foi muito animador, mas nada desesperador.

Não é miragem nem foto velha... Estou desmontando novamente.

De cara percebi que os tuchos não estavam funcionando adequadamente. Tec-tec pra todo lado! E havia ainda um barulho metálico do lado esquerdo com se algo estivesse batendo / raspando. Juro que não dava pra ouvir nada disso sem o escape! Outro problema é que o carro continuava acelerado. Depois que eu ligava, ele ia pra 1.200RPM e logo depois pra 3.000RPM! No primeiro teste, como havia inúmeras entradas false de ar, creditei esse comportamento à elas, mas agora isso já não valia mais como desculpa.

Ontem pela manhã, gravei um chip com o mapa original da injeção do GSI e espetei no bicho. O chip que estava lá era pra álcool e turbo, era querer demais que o carro funcionasse redondo, mas como meu primo disse que rodou com o carro assim e estava legal, não estava me preocupando com isso. Bem, com o chip original espetado, fui testar o carro. 

Essa parte eu não cheguei a mexer, já veio pronta da retífica.

Felizmente o carro se comportou como devia! Marcha lenta normal, sem acelerações malucas. Ufa! Menos uma problema. Aproveitei que o carro estava "manso" pra medir o alternado e... %$@#! Não está carregando a bateria. Mais um item pra revisar. E vou te falar... tirar aquele alternador dali não é nada fácil. Mas tudo bem, eu já estava preparado para esses problemas, afinal, desmontar o carro praticamente todo e montar sem problema... e praticamente sozinho?! Já tive oficina e sei que isso é quase impossível... até mesmo com uma equipe. Quem assiste Overhaulin sabe do que estou falando... e olha que lá só tem fera!

Como eu não queria deixar o carro ligado por mais que 1 minuto, já que eu não sabia de onde vinha o tal barulho de peças raspando e pra evitar problemas com os tuchos, desliguei  o bicho e comecei a procurar. Fui rodando o motor "na mão" até ouvir o barulho. Não demorei muito a encontrar o responsável. A polia do virabrequim, onde tem um ressalto para leitura do ponto pelo sensor de rotação, raspava no parafuso do esticador automático da correia dentada. O motivo? A arruela de pressão que utilizei pra fixar o esticador deixou o parafuso 1mm (isso mesmo 1mm) mais saliente e foi o suficiente para raspar na polia. Legal, pra soltar a polia eu tenho que travar o motor. Lá fui eu remover o motor de arranque pra fixar a ferramenta pra travar o voltante do motor...

E lá vamos nós!

Ferramenta fixada, polia removida e aí sim confirmei o problema. Removi o parafuso e o esticador. Nesse ponto tomei uma decisão: Vou remover os tuchos e tentar limpá-los! Soltei então as polias dos comandos, em seguida os comandos e os tuchos, sempre deixando tudo na ordem para que os tuchos voltem para os seus devidos lugares.

Aproveitei pra recuperar uma rosca de um dos mancais onde se prende a tampa dos tuchos. Utilizei uma bucha com diâmetro externo de rosca de 8mm e interno de 6mm. Assim posso continuar usando o parafuso original.


Recuperando a rosca com uma bucha 8mm => 6mm

Pronto. Menos um problema.

E é nesse ponto que estou agora. Limpando tuchos pra remontar toda a bagaça!

Às vezes é preciso voltar um pouco pra poder avançar com segurança. Eu queria colocar o carro rodando durante esses 10 dias de "férias", não sei se vou conseguir, mas não vou apressar nada pra cumprir o prazo. Se der deu...

Grande abraço!

PS: Não deu tempo de revisar o texto... desculpem por qualquer erro. Estarei revisando assim que possível!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário