Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Performance x Originalidade

Quem me conhece sabe que não sou um cara que gosta de fazer aqueles "tunings" radicais. Nada de pára-choques absurdos ou coisas do gênero. Não tenho nada contra quem goste, cada um na sua e todos felizes. Mas modificações sutis e de bom gosto são muito bem vindas, apesar deu achar que o GSI não precisa de muitas modificações. Pra falar a verdade, a ideia é deixá-lo o mais original possível. Mas isso não quer dizer que alterações não possam acontecer... como diria a música do Raul Seixas... sou uma metamorfose ambulante... 

Confesso que rodas do Astra GSI estão nos planos e quem sabe um teto todo preto... ainda não sei... tenho muito tempo pra definir isso.

Por outro lado, o tuning quando está associado ao desempenho do carro, esse sim muito me interessa. E foi pensando nisso que comecei a fazer uma pesquisa pela WEB pra ver o que havia disponível.

Voltando um pouco no tempo...

Lá pelos anos 2001/2002 mais ou menos, em um encontro de carros, não lembro exatamente qual, eu e meu primo fomos apresentados a um cara que havia trabalhado na GM. Na verdade, foi ele quem veio falar conosco, motivado pelo Corsinha GSI do meu primo. Conversa vai, conversa vem e ele nos confessou que o Corsa GSI foi "capado" na fábrica pra poder se enquadrar na legislação e numa faixa de imposto menos pesada. Ainda segundo ele, essa "poda", havia tirado cerca de  15cv´s do carro. O correto era o GSI sair com algo em torno de 125cv de fábrica! Sem entrar em muitos detalhes, ele disse que o principal ponto de restrição era a admissão. E isso até fazia sentido, já que a borboleta de admissão do GSI era menor até que a do meu Corsa GL 1.6, sem falar no coletor de admissão propriamente dito.

PowerBox, será a solução?




Voltando a pesquisa... hoje, praticamente 10 anos depois, encontrei algo que parece que, se não é a solução, pelo menos é um bom começo pra reverter, ou melhor, devolver a cavalaria perdida. Sem falar que a PowerBox vai facilitar muito a montagem da admissão, tanto agora na fase aspirada, como na fase turbo mais pra frente. Vou te contar, a posição original da borboleta do GSI... minha nossa! É simplesmente terrível!!! Já com a "PB" ela fica numa posição mais tradicional, digamos assim.






"Poxa... o carro não vai ficar original..." 


Paciência! Esse é um legítimo exemplo em que a performance vai superar a originalidade... e sem o menor remorso. E ainda vou dar um jeito de fabricar uma tampa personalizada (aquela onde vem escrito CHEVROLET 16V), mantendo as linhas da antiga, mas fazendo um acabamento melhor, já que agora com a PowerBox, a tampa ficará totalmente "perdida" sobre a tampa de válvulas do cabeçote.


Mas o que é a PowerBox?


A "PB" é uma peça que substitui a parte superior do coletor de admissão dos motores 16V, reposicionando o cabo do acelerador, corpo de borboleta e as tubulações de vácuo. Com ela, o caminho do ar pra chegar ao cabeçote fica bem menor. Estou ansioso para testá-la!

Vejam algumas fotos de exemplo da PowerBox já instalada:

PowerBox instalada num carro aspirado.

PowerBox instalada num carro turbo.

Espero em breve poder mostrar aqui o passo-a-passo da montagem da PowerBox.

Quem quiser comprar uma também, é só entrar em contato com o Leandro da ApexCar. Pode falar que eu indiquei sem problemas. O site para contato é www.apexcar.com.br.


Grande abraço!






Nenhum comentário:

Postar um comentário