Páginas

domingo, 12 de agosto de 2012

E a caixa de marchas está no carro!

Deve ter umas duas semanas que eu não escrevo aqui, mas é por absoluta falta de tempo mesmo. Aliás não só não escrevo aqui como nos outros dois blogs de retro-computação que mantenho ou ajudo a manter. Mas vamos às novidades!

Como o título já denunciou, a caixa de marchas está no carro! Isso era uma coisa que eu queria muito, já que agora, não tem praticamente nada que eu não consiga fazer sozinho. Isso não quer dizer que eu não queira mais ajuda, muito pelo contrário. Com a ajuda do meu primo as coisas sempre andam mais depressa e é sempre mais divertido.

Mas vamos aos fatos que marcaram essa etapa:

Pra começar, eu precisava fixar o volante do motor e instalar o disco da embreagem e o platô. Fixar o volante com os parafusos novos foi moleza. Precisei só de uma ajudinha pra "segurar" o motor, já que ele não estava totalmente firme, e mandar brasa com o torquímetro. Colocar a embreagem e apertar o platô também não seria muito complicado. "Fabriquei" um alinhador para o disco com um pedaço de cabo de vassoura (não achei essa ferramenta pra comprar em lugar nenhum), acertei tudo, apoiei o platô e comecei a apertar os parafusos aos poucos, como manda o figurino. Ainda faltava muito pra apertar de cada parafuso quando... plack! Quebrou um parafuso do platô dentro do volante do motor :-(. Tirei tudo novamente e deixei o volante separado para levar num torneiro remover o parafuso.

No dia seguinte, na hora do almoço, lá fui eu levar o volante do motor no torneiro e aproveitei pra procurar alguns parafusos novos para os suportes do motor e logicamente pro platô também. Achei quase todos os parafusos que eu precisava em São Cristóvão (praticamente um local de referência em compra de peças aqui no RJ), menos os do platô, que era o que o mais precisava.

Resolvi deixar o volante no torneiro antes de procurar os parafusos em outro lugar. Deixei o volante num torneiro em SC mesmo, com a promessa de que em 20min estaria pronto e parti pra Accioly pra tentar achar os parafusos que faltavam. Consegui tudo e voltei em pouco mais de 1 hora. Quando fui pegar o volante, nada! Se quer havia sido manipulado. Estava no mesmo lugar e ainda havia umas duas pessoas na minha frente. Pra encurtar a história, na 1 hora seguinte que fiquei ali em pé no balcão, só ouvi reclamações  e indignação dos clientes que chegavam pra pegar as coisas e nenhuma delas estava pronta. Com uma dica de um desses clientes indignados, saí dali (pra nunca mais voltar) com o volante no mesmo estado em direção à outro torneiro na Praça da Bandeira. Nesse outro, em pouco mais de 40 minutos, eu já estava indo embora e isso por que ele estava cheio de serviço! Então fica aqui o meu alerta: Pra quem for do RJ, fique longe do torneiro "Alves" que fica na rua Pedro II em São Cristóvão.

Em casa a noite, montei novamente, volante embreagem e platô. Mas depois de montado fiquei com a impressão que não estava alinhado. Parecia que a ferramenta que mantém o volante do motor travado (ela prende no lugar do motor de arranque e com uma travinha, prende os dentes do volante não deixando girar) não tinha deixado o volante encostar totalmente no eixo. Fui dormir pensando nisso.

No dia seguinte, acordei mais cedo e fui checar isso. Não ia ficar satisfeito se não tivesse certeza que estava tudo ok. Desmontei o conjunto mais uma vez (!!!), retirei a ferramenta de fixação, instalei o volante, remontei a ferramenta (assim teria certeza que ela não ficou atrapalhando) e instalei novamente o volante. Agora com 100% de certeza que estava ok.

No domingo (5/8), meu primo apareceu por volta das 7 da noite. Caímos dentro do GSI! Terminamos de instalar (novamente), embreagem e platô, instalamos a carcaça da caixa de marchas no lugar (isso mesmo, só a carcaça). Em seguida, colocamos o diferencial e só depois entramos com o "miolo" da caixa. Prendemos o restante dos calços, montamos todas as tampas e pronto! Motor e caixa no carro.

Motor e caixa finalmente juntos!
A bomba da DH também já está no carro.

Eu já comprei todos os roletes das correias, o liam, as buchas do trambulador e desmontei o motor de arranque e o alternador. Vou ver o que dá pra aproveitar e o que tenho que comprar pra restaurá-los. Talvez eu compre um arranque novo na Crestana (http://www.crestana.com.br/motor-de-arranque-corsa-10-dentes.html). O preço está bom, mas não conheço a qualidade dessa marca.


Arranque e alternador antes da desmontagem.

Roletes antigos. Os novos já estão na mão!

É isso. Muito trabalho pela frente, mas muito trabalho concluído também. 

Espero que eu eu não precise refazer mais tantas vezes a mesma coisa nos próximos "episódios" :-D

Valeu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário