Páginas

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Falta pouco pro motor roncar...

Salve pessoal!

Fiz muitos progressos nos últimos dias, principalmente no final de semana, quando fiquei praticamente trancado na garagem.

Vamos às novidades, nem todas boas, mas a maioria sim!

Cabeçote no carro!

Comecei pelo motor de arranque e alternador. Comprei escovas, regulador de voltagem, troquei os rolamentos, resumindo, fiz o básico para que eles voltassem à vida. Confesso que no caso do motor de arranque, o valor cobrado por um novo, da marca EURO, me deixou desanimado em tentar restaurar o meu com peças que talvez nem sejam originais também... Sendo assim, acabei de comprar um e vou instalá-lo ainda essa semana. O alternador aparentemente ficou legal, mas só vou ter certeza quando ligar o carro.



Caprichei no arranque, mas não deu... O custo de um novo
não compensa trocar tudo que eu preciso no original.


Depois disso, instalei logo o alternador e em seguida o compressor do ar, mesmo sem qualquer manutenção. Como já disse, não vou me preocupar com ar-condicionado por enquanto. Mas sem o compressor não dá pra colocar a correia poly-v.

Troquei os reparos do trambulador e o instalei com um liame novo. Já comprei o cabo da embreagem, mas inda não o troquei.


O trambulador também passou por uma geral.

Agora sim a coisa ficou "séria" :-)

Com uma junta do Meriva 1.8 16V, que por sinal encaixou como uma luva, instalei finalmente o cabeçote. Em seguida, a capa traseira das correias, as polias dos comandos de válvula, os roletes novos e a correia. Sincronizei os comandos e o eixo no PMS, instalei o esticador e dei o aperto final. Quando fui colocar a capa inferior da correia, vi que ela estava quebrada e logo na parte de baixo, ficando a mercê de poeira, terra, água, pedra e qualquer outro detrito, o que poderia danificar a correia.


Polias sincronizadas, roletes instalados.


Já que o caminho estava "bloqueado" naquela direção, fui pro outro lado. 

Peguei a parte inferior do coletor de admissão e dei uma geral. Limpei bem, tirei a válvula EGR pra limpar, troquei a junta e reinstalei. Finalmente, desempacotei a PowerBox e fiz uma pré-montagem pra checar as furações e encaixes. E ainda bem que eu fiz isso. Um dos parafusos da PowerBox não estava perfeitamente alinhado com o furo do coletor, então tive que fazer alguns acertos. Nada demais. Apliquei a junta e fixei de uma vez a PowerBox no coletor.


Pré-montagem do coletor com a PowerBox.

Quando fui instalar esse conjunto no cabeçote, outro "revés". O kit de juntas era do 8V e não do 16V :-/. Ou seja, as juntas da parte do cabeçote são todas diferentes. Hoje tive que comprar as juntas do coletor de admissão, escape e da tampa de válvulas. Aproveitei pra comprar as velas, assim posso fechar a tampa do motor e é uma preocupação a menos com sujeira e qualquer outro detrito (sem as velas, se cair alguma pelo buraco das velas, tenho que arrancar o cabeçote novamente) e a capa inferior da correia também, agora posso instalar a polia do virabrequim, esticador e correia poly-v e praticamente encerro o papo daquele lado.


Motor de arranque: Esse aí não "VALEO"... 


Sem essas juntas, fiquei mais uma vez bloqueado. Mas fiz ainda a pré-montagem do corpo de borboleta pra checar os parafusos e encaixes e também pra ver se o cabo do acelerador serviria. Aparentemente tudo OK! 

A flauta que estava sendo usada nesse carro era da versão 8V. Parece que a original se perdeu durante alguma manutenção anterior. Felizmente eu já sabia disso e consegui uma original no ML. Comprei o regulador de pressão e o kit de reparo pros injetores, agora é limpar os bicos e instalar.


Ao utilizar a PowerBox eu ganho alguns CV´s e ganho
em tempo de montagem também!

Pra terminar, resolvi desmontar o som que estava na mala do carro e começar uma limpeza interna. Eu pretendo vender esses itens de som. Se alguém estiver interessado é só falar! Tem uma caixa selada própria pro Corsa com alto-falante Endurance 2K, um módulo amplificador Banda Voxer 2.4, a tampa tem dois alto-falantes que não lembro a especificação e mais umas coisinhas... 

Tudo à venda... quem se interessar é só falar.

Estou bem cansado hoje, mas se der, ainda vou fazer alguma coisa no carrinho e assim que possível eu posto aqui.

Grande abraço!






Nenhum comentário:

Postar um comentário