Salve pessoal!
Fiz muitos progressos nos últimos dias, principalmente no final de semana, quando fiquei praticamente trancado na garagem.
Vamos às novidades, nem todas boas, mas a maioria sim!
Cabeçote no carro! |
Comecei pelo motor de arranque e alternador. Comprei escovas, regulador de voltagem, troquei os rolamentos, resumindo, fiz o básico para que eles voltassem à vida. Confesso que no caso do motor de arranque, o valor cobrado por um novo, da marca EURO, me deixou desanimado em tentar restaurar o meu com peças que talvez nem sejam originais também... Sendo assim, acabei de comprar um e vou instalá-lo ainda essa semana. O alternador aparentemente ficou legal, mas só vou ter certeza quando ligar o carro.
Caprichei no arranque, mas não deu... O custo de um novo não compensa trocar tudo que eu preciso no original. |
Depois disso, instalei logo o alternador e em seguida o compressor do ar, mesmo sem qualquer manutenção. Como já disse, não vou me preocupar com ar-condicionado por enquanto. Mas sem o compressor não dá pra colocar a correia poly-v.
Troquei os reparos do trambulador e o instalei com um liame novo. Já comprei o cabo da embreagem, mas inda não o troquei.
Agora sim a coisa ficou "séria" :-)
Com uma junta do Meriva 1.8 16V, que por sinal encaixou como uma luva, instalei finalmente o cabeçote. Em seguida, a capa traseira das correias, as polias dos comandos de válvula, os roletes novos e a correia. Sincronizei os comandos e o eixo no PMS, instalei o esticador e dei o aperto final. Quando fui colocar a capa inferior da correia, vi que ela estava quebrada e logo na parte de baixo, ficando a mercê de poeira, terra, água, pedra e qualquer outro detrito, o que poderia danificar a correia.
Já que o caminho estava "bloqueado" naquela direção, fui pro outro lado.
Peguei a parte inferior do coletor de admissão e dei uma geral. Limpei bem, tirei a válvula EGR pra limpar, troquei a junta e reinstalei. Finalmente, desempacotei a PowerBox e fiz uma pré-montagem pra checar as furações e encaixes. E ainda bem que eu fiz isso. Um dos parafusos da PowerBox não estava perfeitamente alinhado com o furo do coletor, então tive que fazer alguns acertos. Nada demais. Apliquei a junta e fixei de uma vez a PowerBox no coletor.
Quando fui instalar esse conjunto no cabeçote, outro "revés". O kit de juntas era do 8V e não do 16V :-/. Ou seja, as juntas da parte do cabeçote são todas diferentes. Hoje tive que comprar as juntas do coletor de admissão, escape e da tampa de válvulas. Aproveitei pra comprar as velas, assim posso fechar a tampa do motor e é uma preocupação a menos com sujeira e qualquer outro detrito (sem as velas, se cair alguma pelo buraco das velas, tenho que arrancar o cabeçote novamente) e a capa inferior da correia também, agora posso instalar a polia do virabrequim, esticador e correia poly-v e praticamente encerro o papo daquele lado.
Sem essas juntas, fiquei mais uma vez bloqueado. Mas fiz ainda a pré-montagem do corpo de borboleta pra checar os parafusos e encaixes e também pra ver se o cabo do acelerador serviria. Aparentemente tudo OK!
A flauta que estava sendo usada nesse carro era da versão 8V. Parece que a original se perdeu durante alguma manutenção anterior. Felizmente eu já sabia disso e consegui uma original no ML. Comprei o regulador de pressão e o kit de reparo pros injetores, agora é limpar os bicos e instalar.
Ao utilizar a PowerBox eu ganho alguns CV´s e ganho em tempo de montagem também! |
Pra terminar, resolvi desmontar o som que estava na mala do carro e começar uma limpeza interna. Eu pretendo vender esses itens de som. Se alguém estiver interessado é só falar! Tem uma caixa selada própria pro Corsa com alto-falante Endurance 2K, um módulo amplificador Banda Voxer 2.4, a tampa tem dois alto-falantes que não lembro a especificação e mais umas coisinhas...
Tudo à venda... quem se interessar é só falar. |
Estou bem cansado hoje, mas se der, ainda vou fazer alguma coisa no carrinho e assim que possível eu posto aqui.
Grande abraço!
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