Páginas

sábado, 1 de setembro de 2012

Continuando a montagem...

Nos últimos dias tem sido bem difícil tempo e até paciência pra escrever aqui no blog. São tantas coisas ao mesmo tempo, busca por peças, montagem, desmontagem (sim... desmontagem!), limpeza, pesquisa, ufa! Cansa só de lembrar. Finalmente consegui uma manhã tranquila, pelo menos agora cedo, pra poder escrever alguma coisa do que rolou desde o último post. Então vamos lá!


Capa inferior da coreia nova à esquerda e a velha quebrada.

Quando estava montando a correia dentada e fechando a capa protetora, descobri que a capa inferior estava quebrada. Era apenas uma beirada, mas o suficiente pra deixar um espaço para entrada de detritos. Então a missão começou com a compra de uma capa dessas nova. 
Capa trocada, pude colocar a polia do virabrequim e começara a colocar a correia poly-v. Aí começaram vários probleminhas que acabam atrasando tudo. O esticador estava com um parafuso errado (o da polia) e um dos parafusos que o fixam ao motor estava espanado. Mais um dia de espera pra poder concluir essa tarefa. Mas no dia seguinte ele foi pro lugar sem maiores problemas. Só tive que retirar a bomba da direção hidráulica pra facilitar o acesso.

D.H., compressor do ar, alternador, poly-v... tudo no lugar.

Com essa parte resolvida, era hora de colocar a correia no lugar, mas eu não achava o braço que mantém o alternador na posição. Procurei em todos os lugares possíveis e nada. Depois, com calma, fui procurar algumas fotos de todo o processo de desmontagem e lembrei que o carro já veio sem essa peça. Pra complicar mais um pouquinho, no CEP Chevrolet, não fica muito claro qual era o braço certo para os motores 16V. Por sorte, esses dias, um amigo do Corsa Club (valeu Luizinhoboll!!!) fez um comentário num post meu lá no fórum e como ele também estava desmontando o seu GSI perguntei se haveria a possibilidade dele tirar uma foto da tal peça. No dia seguinte ele já me mandou a foto e aí pude correr atrás. Por sorte encontrei uma última unidade na autorizada. Essa foi muita sorte!


PowerBox instalada, mas ainda sem as conexões.


Ainda durante a semana, instalei:
  • bomba da direção hidráulica;
  • radiador;
  • coletor de admissão;
  • powerbox;
  • motor de arranque;
  • reservatório do fluído da direção hidráulica;
  • algumas mangueiras de água;
  • bobina com novos parafusos;
  • alguns chicotes elétricos;

E pensar que vou desmontar isso tudo de novo qualquer dia...

Nesse meio tempo, quando alguma peça ou parafuso faltava, eu ia pra dentro do carro e começava a desmontar o interior. Minha preocupação maior era ver o estado do assoalho e verificar se não havia ferrugem. Então lá fui eu desmontando e tirando tudo do interior: bancos, acabamentos, carpete, voltante...


Escritório? :-D

O volante vou mandar trocar o couro, o carpete vou colocar um novo e os acabamentos vou dar uma boa lavada. Já dei uma hidratada no couro dos bancos. Antes deles voltarem pro carro, vou limpar e lubrificar os trilhos. Ainda vou retirar o forro do teto e das laterais pra lavar. Quero ver como estão os trilhos do teto-solar também e ajeitar a coluna de instrumentos que está mal encaixada.


Felizmente o fundo do carro está bom! Alguns amassados
mas tudo bem. O importante era não estar podre.

Conversando com o meu primo, ele me disse que era bom dar uma olhada na central da injeção, pois o carro de vez em quando dava umas falhadas e ele estava desconfiado do soquete que ele inventou. Eu já estava mexendo no interior do carro mesmo, então saquei o módulo e fui dar uma espiada.


Bancos já receberam um primeiro "atendimento".

No corsa GSI o módulo usa o chip com a inscrição WHITE em alto relevo, evitando que o mesmo seja inserido em outro carro e até mesmo de forma invertida no módulo. No meu antigo Corsa GL o chip era o BLUE. Como o carro estava com um chip que eu gravei a alguns anos atrás pro meu primo quando o turbo foi instalado, ele bolou um adaptador para que o chip pudesse ser encaixado, mesmo sem ser um chip WHITE original.


Central desmontada e lavada. Na parte de baixo o adaptador
feito pelo meu primo com o chip "turbo" espetado.

Ao desmontar o módulo, vi que a chance daquilo estar com mal contato era grande. Como eu tenho algumas coisas de eletrônica aqui em casa (meu outro "Hobby" é mexer em computadores antigos), já me preparei pra realizar algumas alterações. Medindo os furos da placa com um soquete normal, vi que eram do mesmo tamanho. Nem pensei muito. Dessoldei o soquete que só permitia o encaixe de chips originais WHITE e soltei um soquete torneado de boa qualidade no lugar do mesmo. Agora não preciso mais usar o "adaptador" que meu primo fez. Aproveitei pra carregar o arquivo gravado no chip no meu computador pra testar e funcionou perfeitamente. Lavei a central com água e sabão neutro, sequei um pouco com soprador térmico e deixei pra acabar de secar ao natural. Agora já posso voltar com a central pro carro e torcer pra tudo funcionar direitinho :-).

Soquete WHITE dessoldado e soquete novo torneado.

Soquete novo soldado.

E pra finalizar, iniciei a preparação da tampa de válvulas. Ela havia sido pintada de branco, mas com o calor do motor, ficou amarelada, ou seja, estava horrível! Pra fazer o serviço correto, é necessário remover toda a tinta antiga e isso é um trabalho beeeeem chato. Mas está andando. Já fiz a maior parte e agora sobraram os cantos. Tenho que terminar isso logo, pois sem ela... não dá pra ligar o carro.


Tampa de válvulas lixada. Faltam os cantos! Serviço chato...

Já comprei a bateria... daqui a pouco já vou poder fazer alguns testes na parte elétrica, verificar se está chegando corrente nos pontos certos, testar o arranque (novinho), bomba de combustível entre outras coisas.


Não... não é uma oficina.
Ainda bem que a patroa não esquenta (muito) hahahaha!

Entrei na reta final pra fase 1. Será um final de semana de muito trabalho no carrinho!

Valeu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário