Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2012

E o bloco está no carro, finalmente!

Depois de cerca de 4 meses, finalmente o bloco voltou para o cofre do GSI. Foi um trabalho divertido numa tarde / noite de sábado. Meu primo apareceu por volta das 17hrs pra me ajudar e começamos a brincadeira.

Fechamos o carter, limpamos os apoios dos calços que ainda estavam no carro e instalamos os novos calços. Em seguida, "no braço", colocamos o bloco no cofre do motor, ainda apoiado sobre um macaco  e com uma madeira pra aumentar a base até que fosse possível prender o calço dianteiro direito. Com o calço aparafusado, improvisamos um suporte para o outro lado para que pudéssemos preparar a caixa de marchas.

Bloco finalmente no carro. Sem esquecer é claro da poly-v!

Pra quem não está muito a par do motor do Corsa, apenas o calço dianteiro direito fica ligado diretamente no motor, os outros dois (esquerdo e traseiro) ficam presos na caixa de marchas.

O passo seguinte foi instalar o volante do motor, mas os parafusos antigos não aguentaram o tranco. Eles estavam esticando e pra quebrarem seria questão de mais um aperto. O pior é que eu já havia procurado em diversos lugares (autorizadas e lojas) esses parafusos, mas sem sucesso.


No detalhe o calço dianteiro direito.
Deixamos o volante aparafusado, mas a embreagem e a caixa não iriam "pra casa" nesse dia, afinal, eu não ia dar mole de deixar esses parafusos meia boca no volante do motor. Partimos então para adiantar o que pudéssemos na caixa de marchas.

A caixa do Agile tem acionamento hidráulico, então eu teria que aproveitar alguns itens da caixa original do GSI, entre eles o conjunto de acionamento da embreagem e o conjunto de controle da alavanca de mudanças, que por sinal estava todo travado devido à ferrugem. Mas depois de desmontar tudo e uma dose de trabalho e capricho, ela voltou a funcionar muito bem.


Deu trabalho mas ficou bom!


O alavanca de acionamento da embreagem entrou como uma luva, mas o sensor de velocidade não...

Ele simplesmente se negava a entrar. Pra não forçar a barra e acabar quebrando o sensor (ou alguma coisa na caixa) resolvemos fazer algo que eu sinceramente não esperava: abrir a caixa! Mas, se tem que ser feito, então vamos fazer!

Ao abrir foi fácil ver o "problema" ou a incompatibilidade. Na caixa do Agile o sensor é como um sensor de roda fônica, digital, e no GSI ele é analógico. Mas foi só tirar o anel com janelas do diferencial do Agile e colocar o de plástico com rosca do GSI. Galho fraco.

Diferencial do GSI e o anel de referência do sensor
de velocidade do Agile. Ambos fora de combate.

Preferimos não remontar a caixa, já que será bem mais fácil prender a carcaça dela no bloco e depois entrar com as engrenagens. Depois de 6 horas de diversão, já estávamos quebrados, e era o momento de parar. 


Os novos parafusos para o volante do motor já estão na mão, então amanhã, quinta-feira (26/08), se tudo correr bem, estaremos montando a caixa no carro!

Vamos ver... 

2 comentários:

  1. Eu achei que você iria usar o acionador hidráulico!

    ResponderExcluir
  2. Fala Rafael!

    Eu não usei basicamente por dois motivos:

    O primeiro foi por que o cara que me vendeu a caixa, retirou todas essas partes, do acionador hidráulico ao comando interno de acionamento da alavanca. Foi eu sair pra pegar a grana para pagar a caixa e quando eu voltei ela já estava sem as peças. Eu preferi nem esquentar a cabeça e segui com o "plano original". E o segundo é que existem outras coisas que eu teria que adaptar para que o acionamento hidráulico funcionasse no GSI e eu estou dando prioridade pra montagem "sem firula". Depois se for necessário, tiro tudo novamente e faço as alterações. Agora a meta é o carro funcionar. Depois, andar... só aí então vou começar a ver os aprimoramentos...

    Valeu por comentar!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir