Páginas

domingo, 8 de julho de 2012

Dia... que dia é mesmo? Sei lá! Mas comecei a montar o bloco do motor :-D

Finalmente um tempinho pra postar!

Durante essa semana consegui alguma evolução no projeto. Comprei algumas peças, limpei o cofre do motor e já comecei a montar o bloco. Tive que comprar algumas ferramentas também...

Por enquanto vou ficar devendo as fotos, mas essa semana eu tiro algumas. Eu estava mexendo com coisas que não dava pra ficar parando e limpando as mãos pra tirar foto. Então, da próxima vez que eu for mexer no carro, antes de começar, eu já tiro algumas do que eu já fiz.

No sábado retrasado (30/06) sai a procura de uma caixa de marchas. Depois de muito pensar no que fazer com a caixa do GSI, resolvi procurar uma no ferro-velho. Eu sabia o que procurar, então era uma tarefa relativamente simples: Eu queria uma caixa de marchas de Agile 1.4! Essa caixa é praticamente a mesma do GSI (F15-5-CR), com as relações iguais (exceto a segunda um pouco mais curta) e a diferença maior fica no diferencial (ficou redundante mas é isso mesmo :-p). O diferencial da caixa do Agile é um pouco mais curto também. Nesse caso posso trocar pelo do GSI e pronto! Mas sinceramente, acho que não vou mexer nisso agora. Consegui achar uma caixa quase zero, ano 2011. O óleo saiu limpinho. Vou só trocar a parte do trambulador que é diferente (no Agile é por cabo e no GSI por vareta) e também a alavanca de acionamento da embreagem, que no Agile é um sistema hidráulico. Ainda não mexi nisso. Fiquei bem satisfeito com a caixa e ainda tenho peças de reposição com a sobra do GSI. Menos um problema!

Com a parte do câmbio encaminhada, resolvi comprar algumas peças pra começar a montar o bloco do motor. Olha a listinha:
  • Correia Poly-V (sem ela não posso colocar o bloco no lugar já que o calço do motor passa por "dentro" dela;
  • Bomba de óleo SCHADEK de Montana / Corsa 1.8 (descobri que a antiga também era essa);
  • Bronzinas de fixo e biela Metal Leve;
  • Óleo para caixa de marchas original;
  • Filtro de óleo original;
  • Jogo de anéis (esqueci a marca, mas é a mesma do pistão - depois eu atualizo o post);
  • Diesel para limpeza do cofre do motor e algumas peças;

Comprei ainda um torquímetro e a cinta compressora para os anéis dos pistões.

Na segunda fiquei por conta da limpeza do cofre do motor. Que trabalho chato! Mas tem que ser feito. Fiz uma sujeirada danada na garagem e ficou um fedor de diesel do cão! O dia seguinte foi só pra terminar de limpar... a garagem! :-D

Já na quarta, comecei então a montagem do bloco. Coloquei o "bicho" na bancada de "cabeça para baixo" e coloquei as bronzinas de fixo. Tudo lubrificadinho, coloquei o virabrequim. Mas cadê que o bicho rodava? Fiquei encucado. Será que as bronzinas estão erradas? Depois de bater cabeça e desistir (já era tarde da noite), descobri, comparando com a bronzina antiga, que a bronzina do macal 3, que serve também como espaçador para que o eixo não tenha movimento longitudinal, era mais espessa que a antiga. Depois de pesquisar sobre o assunto, resolvi dar uma lixadinha nas duas bronzinas do 3º mancal. Lixa final, pedra de mármore como apoio para não haver desigualdade, lá fui eu. Lixa um pouco, pára, compara, testa... Beleza!  Agora sim! Eixo instalado e girando bonito. Deixei agarrando só um pouquinho, mas quando o motor der a partida vai ficar perfeito. Antes assim do que frouxo demais...

Só voltei a mexer no carro no sábado (ontem 07/07) à noite. Mas sem muito progresso. Eu queria deixar o bloco já com pistões no lugar, mas alguns deles estão com os anéis antigos engripados. Perdi um tempão tentando soltá-los e não consegui. Pra não danificar o pistão, resolvi deixá-los numa solução pra ver se soltam. Se não soltarem, vou levar lá na retífica pra eles darem um jeito, afinal, eles deveriam ter tirado isso! 

Hoje, muita chuva, frio... não me animei de mexer no carro, então toquei outros projetos.

É isso!

Grande abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário