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quinta-feira, 12 de julho de 2012

Pistões no bloco, finalmente!

Ontem a noite, finalmente, consegui montar os pistões no bloco.
Eu havia deixado os pistões mais uma noite e um dia inteiro na solução com diesel para amolecer qualquer resquício de sujeira nas pistas dos anéis.

Pincel e escovas de aço para limpeza dos pistões
Comprei um kit com três escovas de aço que serviram muito bem para esse propósito. 

Bem melhor agora hein?

Depois de limpos, era hora de montar os novos anéis. É uma tarefa simples, não chega a ser muito demorada e que demanda basicamente três cuidados básicos:
  1. Não abrir demais os anéis na hora da instalação para que eles não deformem;
  2. Procurar as marcações TOP e mantelas com esse lado para cima (é obvio, mas se você estiver fazendo a tarefa no "automático", esquecer isso é bem fácil, então não custa conferir no final);
  3. Não deixar as aberturas dos anéis alinhadas umas com as outras. Nesse caso especificamente, a recomendação é:
    • Para o anel inferior que é composto de 3 partes, deixar as aberturas com cerca de 2,5cm de espaçamento entre elas;
    • Os anéis 1 e 2, deixar com 180º de separação, ou seja, um aponta pra um lado e o outro para o lado oposto do pistão, simples assim.
Tomados esses cuidados, essa tarefa se torna bem fácil.

Pistões limpos e prontos para instalação dos novos anéis.
Com os anéis montados era hora de colocar as bronzinas de biela, lubrificá-las e instalar os pistões no bloco. Sem uma bancada apropriada, essa tarefa, de simples pode se tornar um pouco mais complicada, mas é só ter calma, paciência e um pouquinho de jeito que tudo se encaixa. Apliquei a cinta para pressionar os anéis no pistão, alinhei a biela pra não bater no eixo ao entrar e com um martelo de borracha e um pedaço de madeira lisa, mandei os pistões pra dentro do bloco.

Novos anéis de seguimento instalados.
A cada pistão inserido eu dava uma ou duas voltas no eixo pra ter certeza que estava tudo ok. No final foi só aplicar o aperto correto com o torquímetro e encerrar os trabalhos.

Finalmente, pistões instalados no bloco!
Agora tenho que lavar o carter pra poder instalá-lo. A bomba de óleo vem em seguida.
Tem muita diversão ainda pela frente...

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