Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Quase lá...

Salve pessoal!

Pra variar, muito trabalho no GSI e sem tempo pra escrever...

Depois eu conto os detalhes, por hora segue uma foto do bichinho no status atual.

Grande abraço!


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Dica: Removendo o radiador do GSI

Vai retirar o radiador do seu GSI?

Então atenção pra essa dica!

Cada um dos morcegos da suspensão é preso com três parafusos na parte frontal do carro, logo abaixo do radiador. Pra evitar amassar o radiador, com uma chave 15, alivie os dois parafusos que ficam exatamente na direção do radiador. Dessa forma, quando você for desencaixar o radiador dos suportes inferiores, não vai correr o risco de furar ou amassar o radiador sem sequer perceber!

O item 30 é o tal parafuso do morcego. São 3 deles de cada lado.  

Não esqueça de soltar o reservatório da direção hidráulica (apenas para deslocá-lo um pouco) e soltar a tomada da ventoinha, além é claro das mangueiras (uma do lado esquerdo e duas do lado direito, olhando o carro pela frente).

Opcionalmente você pode:
  1. Aliviar o parafuso de pressurização da bomba da direção hidráulica e afastar a mangueira um pouco, em direção do coletor de escapamento;
  2. Soltar os dois parafusos da ventoinha e puxá-la pra cima com cuidado. Em baixo ela é só de encaixe.


Com esses cuidados, você vai conseguir retirar e colocar seu radiador sem problemas. 

Não vai esquecer de apertar novamente todos os parafusos!

Abraço!

Atenção! Isso é apenas uma dica. Faça por sua conta e risco.

Fase 3: Continuando a montagem...

Depois do "episódio" com a caixa de marchas, pude retomar do ponto onde eu havia parado e continuar a montagem de uma série de itens.

Porta-Malas

O porta-malas já está com a proteção térmica instalada, todos os acabamentos plásticos estão limpos e só não foram instalados ainda, pois somente ontem a noite eu terminei de limpar as três peças de carpete (duas laterais e uma da traseira) que precisam ser instaladas primeiro. Pretendo fazer isso hoje a noite.

Motor do limpador: Trocado!
Troquei o motor do limpador traseiro que estava travado, o acabamento da fechadura (estava pintado e eu queria sem pintura, ou seja, original) e instalei o braço do limpador com uma nova paleta encerrando essa parte.

Pra completar, troquei a borracha da tampa.

Limpador e fechadura instalados.

Interior

Terminei de limpar o forro do teto. Estava muito sujo. Não ficou 100%, mas sem dúvida está bem melhor que antes. Algum dia (sabe-se lá quando), eu troco a forração. Os outros acabamentos plásticos estão todos limpos. Vou dar uma caprichada nas forrações laterais traseiras e depois já posso montar tudo e colocar a parte do assento do banco traseiro. Se der tempo, farei tudo isso hoje também.

Dá pra ver o quanto o forro do teto estava sujo...
Ainda falta terminar de montar os acabamentos da coluna de direção e instalar o volante. Por falar em coluna de direção, ela ganhou rolamentos novos (para eliminar as folgas que geram um barulho chato). Havia ainda outros probleminhas. A luz do painel não estava acendendo, mas era só um "osmar" no botão que controla a intensidade (dimer). Troquei dois relés: o do limpador dianteiro e o temporizador, que controla tanto o limpador traseiro quanto a intermitência do limpador dianteiro. Agora está tudo funcionando.

Tive que retirar o painel pra instalar um novo cabo do velocímetro, aproveitei então pra desmonta-lo e limpar os mostradores e a tampa de acrílico. Já está tudo de volta no lugar. Como o carro ainda está no cavalete, engrenei uma marcha e acelerei um pouco, o suficiente pra comprovar que o cabo e o velocímetro estão funcionando.

Conjunto com novo rolamento instalado. Mostradores limpinhos.

DICA: Se o velocímetro, por qualquer motivo, não estiver funcionando, o carro sisma de morrer, principalmente em desacelerações. 

Motor e cia.

Troquei o radiador, fixei a válvula do cânister, troquei as manqueiras de vácuo (coletor x cânister x tampa de válvula x regulador de pressão de combustível) e o cabo de embreagem. Agora tenho que colocar água com aditivo no radiador e testar o sistema (ventoinha etc..). E é isso, não há muito mais o que fazer por aqui.

Começando a arrumar as coisas. Novas mangueiras de vácuo (azuis).

"Pequena" diferença hein?

Freios e suspensão

Ainda falta sangrar o freio. Não tive tempo de fazer isso depois que eu troquei o cilindro mestre. A suspensão está pronta. Qualquer acerto agora só depois que o carro estiver andando.

Só falta "sangrar".
Com esse post consegui, resumidamente, atualizar tudo que foi feito nos últimos dias. 

Até o próximo post!



Nem tudo são flores...

O título do post já dá uma dica do que vem pela frente...

O GSI está na reta final da Fase 3, onde ele estará apto a rodar, mesmo que faltando alguns itens de conforto e acabamento que eu considero secundários nesse momento.

Depois das festas de final de ano, durante um teste de rotina, onde eu ligo o carro e analiso o seu comportamento, resolvi pisar na embreagem. Nesse momento ouço um barulho esquisito e logo depois mais barulhos vindo da caixa de marchas. O pedal da embreagem ficou "bobo".

O item que faltou na primeira montagem é o de nº 18

Inicialmente pensei se tratar do cabo, mas o barulho que fez me tirou rapidamente essa ideia da cabeça. Não restava outra saída a não ser retirar a caixa de marchas e verificar o que aconteceu.

Tentando não desanimar, dei uma ligada pro meu primo, convocando-o para ajudar na tarefa. Nesse meio tempo fiz algumas pesquisas tentando identificar o problema.

Mas tudo ficou claro depois que, no dia seguinte, desmontamos a caixa. Durante a transferência de itens da caixa do GSI para a nova caixa de marchas, nem eu e nem o meu primo percebemos que faltou uma peça crucial na hora da montagem. Esse peça é justamente onde o colar desliza, para pressionar as molas do platô acionando a embreagem. Mas como não vimos isso?! Boa pergunta! Bem, posso dar milhões de razões, mas nenhuma delas iria adiantar. O fato é que essa não é uma peça que se mexa durante uma troca de embreagem. Ela fica lá, você troca o kit e nem lembra que ela existe. A menos é claro que ela não esteja lá e sua embreagem quebre...

E lá vamos nós novamente...

O prejuízo não foi pequeno. Tive que comprar um kit novo de embreagem, já que só sobrou mesmo o disco. O platô ficou com uma das molas bem torta, o colar ficou detonado e o garfo empenou. Consegui comprar outro garfo original na GM e peguei a guia (miserável! rsrs) da caixa do GSI.

Depois foi limpar as limalhas da caixa e montar tudo de volta. Que trabalheira! Detesto ter que fazer a mesma coisa duas vezes, mas faz parte. Ainda bem que pude contar com meu primo (valeu Cem!).

Contando assim parece até que é tranquilo, mas não é. Prender o motor num suporte, soltar os calços da caixa, soltar as homocinéticas, morcego, barra estabilizadora, trambulador e tudo mais que esteja no caminho pra descer a caixa e depois voltar com tudo pro lugar na ordem inversa. Mistério? Não tem! É só (re)trabalho mesmo.

Caixa de volta no lugar e suspensão montada. Ufa!

Mas passou! Isso foi a uns 10 dias atrás. A caixa já está no carro. Está tudo montado no lugar, a embreagem está macia e funcionando perfeitamente.

Bola pra frente!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Fase 3: 65% Completa...

Salve!

Não tenho tido tempo de escrever aqui, mas o projeto está andando e bem! Tive um "revés" a alguns dias, o que acabou atrasando o projeto, mas já foi tudo resolvido (mais detalhes em breve) e agora, com cerca de 65% da fase 3 concluída (não é um chute, tenho todas as tarefas cadastradas numa planilha e com o percentual de conclusão de cada uma atualizado diariamente) creio que seja possível terminar tudo até o final de janeiro.

Desculpem a falta de notícias, mas realmente não tenho tido tempo de atualizar o blog. Espero fazer isso no final de semana.

Grande abraço!

Dica sobre o "revés": O que está faltando aí?