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quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Nem tudo são flores...

O título do post já dá uma dica do que vem pela frente...

O GSI está na reta final da Fase 3, onde ele estará apto a rodar, mesmo que faltando alguns itens de conforto e acabamento que eu considero secundários nesse momento.

Depois das festas de final de ano, durante um teste de rotina, onde eu ligo o carro e analiso o seu comportamento, resolvi pisar na embreagem. Nesse momento ouço um barulho esquisito e logo depois mais barulhos vindo da caixa de marchas. O pedal da embreagem ficou "bobo".

O item que faltou na primeira montagem é o de nº 18

Inicialmente pensei se tratar do cabo, mas o barulho que fez me tirou rapidamente essa ideia da cabeça. Não restava outra saída a não ser retirar a caixa de marchas e verificar o que aconteceu.

Tentando não desanimar, dei uma ligada pro meu primo, convocando-o para ajudar na tarefa. Nesse meio tempo fiz algumas pesquisas tentando identificar o problema.

Mas tudo ficou claro depois que, no dia seguinte, desmontamos a caixa. Durante a transferência de itens da caixa do GSI para a nova caixa de marchas, nem eu e nem o meu primo percebemos que faltou uma peça crucial na hora da montagem. Esse peça é justamente onde o colar desliza, para pressionar as molas do platô acionando a embreagem. Mas como não vimos isso?! Boa pergunta! Bem, posso dar milhões de razões, mas nenhuma delas iria adiantar. O fato é que essa não é uma peça que se mexa durante uma troca de embreagem. Ela fica lá, você troca o kit e nem lembra que ela existe. A menos é claro que ela não esteja lá e sua embreagem quebre...

E lá vamos nós novamente...

O prejuízo não foi pequeno. Tive que comprar um kit novo de embreagem, já que só sobrou mesmo o disco. O platô ficou com uma das molas bem torta, o colar ficou detonado e o garfo empenou. Consegui comprar outro garfo original na GM e peguei a guia (miserável! rsrs) da caixa do GSI.

Depois foi limpar as limalhas da caixa e montar tudo de volta. Que trabalheira! Detesto ter que fazer a mesma coisa duas vezes, mas faz parte. Ainda bem que pude contar com meu primo (valeu Cem!).

Contando assim parece até que é tranquilo, mas não é. Prender o motor num suporte, soltar os calços da caixa, soltar as homocinéticas, morcego, barra estabilizadora, trambulador e tudo mais que esteja no caminho pra descer a caixa e depois voltar com tudo pro lugar na ordem inversa. Mistério? Não tem! É só (re)trabalho mesmo.

Caixa de volta no lugar e suspensão montada. Ufa!

Mas passou! Isso foi a uns 10 dias atrás. A caixa já está no carro. Está tudo montado no lugar, a embreagem está macia e funcionando perfeitamente.

Bola pra frente!

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