Páginas

domingo, 23 de setembro de 2012

Suspensão Dianteira praticamente pronta!

Confesso que eu estava meio sem paciência pra mexer no tanque, então procurei fazer alguma outra coisa nesse sábado.


Suspensão praticamente 100% montada!

Resolvi então montar a suspensão dianteira e só não está 100% pronta por que eu não consegui comprar as ponteiras de direção. O restante está tudo montado. 

As miseráveis das ponteiras que eu não consegui comprar...
Coloquei os semi-eixos na caixa de marchas, instalei os novos pivôs, morcego, barra estabilizadora com buchas novas além é claro do conjunto das torres de direção. 

Semi-eixo do lado direito. Montado e pronto pra ser instalado.
Optei por testar esse conjunto de amortecedores e molas do jeito que estava, já que meu primo me garantiu que ele havia trocado tudo pouco antes de parar o carro. E realmente está tudo com aspecto muito bom. Vamos ver quando o carro começar a rodar.

Limpeza, graxa nova, coifa nova, abraçadeiras e presilhas novas.
Feito isso, limpei com uma escova de aço os discos de freio e também já os instalei. Desmontei as pinças e iniciei a limpeza. Nem me preocupei em acabar esse final de semana, já que, mesmo perdendo a manhã toda, eu não encontrei pra comprar o reparo das pinças, ou seja, vou ter que correr atrás disso durante essa semana.

Detalhe do conjunto do lado esquerdo montado.
De qualquer forma, foi um ótimo progresso. Instalar as ponteiras é moleza, trocar os reparos das pinças e instalá-las no carro idem. O mais chato e demorado é a limpeza, que já está com 50% do caminho andado.

Pinças desmontadas em 5 minutos.

50% da limpeza já foi. Isso sim leva tempo.
Falta conseguir os reparos pra trocar.

Agora é arrumar ânimo pra mexer no tanque novamente e acabar com essa ladainha.

Falta "pouco". Hahahaha só rindo...

Abraço!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Fase 2 - Sem tempo a perder...

Nem deu tempo de comemorar a conclusão da Fase 1 e já estou jogando, quer dizer, trabalhando na Fase 2 do projeto.

Juntas novas para o escape.

Nesses últimos dias, mandei fazer as juntas do escape (já estão na mão) e no mesmo lugar pedi que fizessem uma peça para concluir a instalação da PowerBox (já vou explicar). Pra completar, retirei o tanque de combustível e consertei a ventoinha principal.

A ventoinha estava travada. Mas agora está ok novamente!

Não parece muito, mas só a retirada do tanque de combustível já valeu a semana! E ainda tem muito pra fazer. O combustível estava podre. E não era pra menos, mais de dois anos ali dentro parado... Retirar o tanque com o carro no chão é um trabalho de paciência. A parte frontal do carro está sobre cavaletes, mas a traseira não. Pra facilitar um pouco, levantei a traseira do carro e coloquei dois caibros sob os pneus, o que deu uns 12 cm de folga em relação à altura que estava inicialmente.

Tanque de combustível: Acabou de sair!

Soltei as borrachas centrais do escape pra dar uma aliviada no espaço, retirei os dois parafusos das alças que prendem o tanque, soltei as várias presilhas com mangueiras e fios que ficam presas também ao tanque e por fim as mangueiras de entrada de abastecimento e ventilação.

Depois de um primeiro banho... já com outra "cara".

Depois disso foi só ter um pouco de calma e jeito pra retirá-lo. Com o tanque fora, reparei que a mangueira que vai para o filtro de combustível estava dobrada. Isso com certeza ia causar problemas na admissão. Apenas mais uma coisa à corrigir.

Essa tampa aí já era. O conector interno esfarelou...

Lavei o tanque por fora e por dentro, mas ainda não conseguir ver o seu real estado. Espero sinceramente que ele não esteja enferrujado, pois a tampa, que também é de ferro, está fora de combate. Os Corsas a partir de 98 já tem tanque de plástico e se eu tiver que substituir o original do GSI, certamente vou usar um desses. Serão poucas adaptações e já que tenho que comprar uma tampa nova e bem provavelmente uma bomba... já compro pro tanque novo. Mas espero mesmo que ele esteja bom e que isso não passe de uma ideia ;-).

A peça que eu mandei fazer...

Quando mudei o TBI de lugar com a PowerBox, ficou uma saída de ar na lateral do coletor sem "tampa" e no kit não veio nada pra tampá-la. Ou veio faltando ou os caras não fazem mesmo. Como já tem tempo que comprei, nem perdi tempo tentando descobrir. Peguei a peça original e levei como gabarito pra fazer uma tampa pro local. Em dois dias estava pronta e pude selar o local com uma junta original. Ficou 10!

...aqui já instalada.

Durante essa semana pretendo pelo menos descobrir o real estado interno do tanque e, conforme for, me preparar pra comprar as coisas pra esse tanque de aço ou para um novo tanque de plástico.

Quero terminar de trocar as coifas das homocinéticas e já monta-las no carro. Com isso já vou colocar óleo na caixa de marchas e começar a montar a suspensão dianteira. Isso acredito que seja jogo rápido. 

É isso aí!
Fase 2 on the run! 


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Check Point!

Por mais incrível que possa parecer, eu consegui cumprir com a meta que havia estabelecido. No feriado de 7 de setembro, sexta-feira passada, finalmente o GSI roncou! Cerca de 7 meses depois de chegar aqui em casa o bichinho deu sinal de vida e segundo as contas do meu primo, foram 2 anos e 9 meses totalmente parado. Estou realmente muito feliz e satisfeito!

Tudo pronto para o teste!

O mais legal foi que meu primo, o ex-dono, estava aqui também me ajudando. Desde cedo eu já estava nos preparativos. Limpei e instalei o coletor de escape, chequei e refiz alguns chicotes, apertei as mangueiras, conferi os parafusos do carter, entre outras coisas.

A pressão de combustível está caindo.
Vou refazer toda a tubulação!

A tardinha quando meu primo chegou, demos uma caprichada nos chicotes, instalamos a válvula termostática nova, colocamos água, óleo, ressuscitamos a bomba de combustível, instalamos os cabos de vela, flauta (ainda a antiga do 1.6 8V) com os bicos e o regulador de pressão novo,  e começamos a checar as tubulações de alimentação. Aí começaram os problemas... 

Pra resumir, tivemos que improvisar um "tanque" com meia garrafa de coca-cola cortada e a bomba mergulhada. Instalamos o módulo, conectamos a bateria e fomos para o grande momento.

Refiz alguns chicotes com solda e espaguete térmico.

Nas primeiras 3 tentativas nada. Resolvemos checar se estava chegando combustível na flauta. Não estava. Havíamos ligado o retorno na entrada :-D. Fizemos um novo teste jogando o combustível numa outra garrafa, só pra ter certeza que a bomba estava pressurizando. Felizmente funcionou e foi sorte não ter funcionado nas primeiras tentativas. Saiu muito lixo nos primeiros mililitros despejados! E olha que demos vários jatos de ar com combustível pela mangueira! Depois que a gasolina começou a sair limpa religamos a admissão e fomos para um novo teste. Pra nossa felicidade, funcionou! Imaginem o "barulhinho" que ele fez só com o coletor de admissão, ou seja, sem escapamento nenhum! Mas foi muito bom :-D Devo ter acordado os vizinhos...

Tanque de combustível modelo 2012!

Depois nós fizemos um vídeo encenando uma primeira tentativa, mas foi só de onda... o carro já havia funcionado ;-) Como vocês podem ver na foto anterior, não sobrou muito combustível pros testes, então fica pra próxima. Quero colocar o escape pra poder escutar o motor trabalhando. Espero fazer isso ainda essa semana. Preciso das juntas! O escape é todo feito sob medida, então tenho que mandar fazer as juntas. Por causa do feriado, muitas lojas não abriram no sábado o que acabou me atrapalhando.


Meu primo dando a partida simulando uma "primeira tentativa" ;-)

Então é isso. Já fiz muita coisa desde sexta-feira, mas eu vou deixar pra contar em outro post. Esse aqui foi só pra carimbar o Check Point ;-)

Grande abraço!



sábado, 1 de setembro de 2012

Continuando a montagem...

Nos últimos dias tem sido bem difícil tempo e até paciência pra escrever aqui no blog. São tantas coisas ao mesmo tempo, busca por peças, montagem, desmontagem (sim... desmontagem!), limpeza, pesquisa, ufa! Cansa só de lembrar. Finalmente consegui uma manhã tranquila, pelo menos agora cedo, pra poder escrever alguma coisa do que rolou desde o último post. Então vamos lá!


Capa inferior da coreia nova à esquerda e a velha quebrada.

Quando estava montando a correia dentada e fechando a capa protetora, descobri que a capa inferior estava quebrada. Era apenas uma beirada, mas o suficiente pra deixar um espaço para entrada de detritos. Então a missão começou com a compra de uma capa dessas nova. 
Capa trocada, pude colocar a polia do virabrequim e começara a colocar a correia poly-v. Aí começaram vários probleminhas que acabam atrasando tudo. O esticador estava com um parafuso errado (o da polia) e um dos parafusos que o fixam ao motor estava espanado. Mais um dia de espera pra poder concluir essa tarefa. Mas no dia seguinte ele foi pro lugar sem maiores problemas. Só tive que retirar a bomba da direção hidráulica pra facilitar o acesso.

D.H., compressor do ar, alternador, poly-v... tudo no lugar.

Com essa parte resolvida, era hora de colocar a correia no lugar, mas eu não achava o braço que mantém o alternador na posição. Procurei em todos os lugares possíveis e nada. Depois, com calma, fui procurar algumas fotos de todo o processo de desmontagem e lembrei que o carro já veio sem essa peça. Pra complicar mais um pouquinho, no CEP Chevrolet, não fica muito claro qual era o braço certo para os motores 16V. Por sorte, esses dias, um amigo do Corsa Club (valeu Luizinhoboll!!!) fez um comentário num post meu lá no fórum e como ele também estava desmontando o seu GSI perguntei se haveria a possibilidade dele tirar uma foto da tal peça. No dia seguinte ele já me mandou a foto e aí pude correr atrás. Por sorte encontrei uma última unidade na autorizada. Essa foi muita sorte!


PowerBox instalada, mas ainda sem as conexões.


Ainda durante a semana, instalei:
  • bomba da direção hidráulica;
  • radiador;
  • coletor de admissão;
  • powerbox;
  • motor de arranque;
  • reservatório do fluído da direção hidráulica;
  • algumas mangueiras de água;
  • bobina com novos parafusos;
  • alguns chicotes elétricos;

E pensar que vou desmontar isso tudo de novo qualquer dia...

Nesse meio tempo, quando alguma peça ou parafuso faltava, eu ia pra dentro do carro e começava a desmontar o interior. Minha preocupação maior era ver o estado do assoalho e verificar se não havia ferrugem. Então lá fui eu desmontando e tirando tudo do interior: bancos, acabamentos, carpete, voltante...


Escritório? :-D

O volante vou mandar trocar o couro, o carpete vou colocar um novo e os acabamentos vou dar uma boa lavada. Já dei uma hidratada no couro dos bancos. Antes deles voltarem pro carro, vou limpar e lubrificar os trilhos. Ainda vou retirar o forro do teto e das laterais pra lavar. Quero ver como estão os trilhos do teto-solar também e ajeitar a coluna de instrumentos que está mal encaixada.


Felizmente o fundo do carro está bom! Alguns amassados
mas tudo bem. O importante era não estar podre.

Conversando com o meu primo, ele me disse que era bom dar uma olhada na central da injeção, pois o carro de vez em quando dava umas falhadas e ele estava desconfiado do soquete que ele inventou. Eu já estava mexendo no interior do carro mesmo, então saquei o módulo e fui dar uma espiada.


Bancos já receberam um primeiro "atendimento".

No corsa GSI o módulo usa o chip com a inscrição WHITE em alto relevo, evitando que o mesmo seja inserido em outro carro e até mesmo de forma invertida no módulo. No meu antigo Corsa GL o chip era o BLUE. Como o carro estava com um chip que eu gravei a alguns anos atrás pro meu primo quando o turbo foi instalado, ele bolou um adaptador para que o chip pudesse ser encaixado, mesmo sem ser um chip WHITE original.


Central desmontada e lavada. Na parte de baixo o adaptador
feito pelo meu primo com o chip "turbo" espetado.

Ao desmontar o módulo, vi que a chance daquilo estar com mal contato era grande. Como eu tenho algumas coisas de eletrônica aqui em casa (meu outro "Hobby" é mexer em computadores antigos), já me preparei pra realizar algumas alterações. Medindo os furos da placa com um soquete normal, vi que eram do mesmo tamanho. Nem pensei muito. Dessoldei o soquete que só permitia o encaixe de chips originais WHITE e soltei um soquete torneado de boa qualidade no lugar do mesmo. Agora não preciso mais usar o "adaptador" que meu primo fez. Aproveitei pra carregar o arquivo gravado no chip no meu computador pra testar e funcionou perfeitamente. Lavei a central com água e sabão neutro, sequei um pouco com soprador térmico e deixei pra acabar de secar ao natural. Agora já posso voltar com a central pro carro e torcer pra tudo funcionar direitinho :-).

Soquete WHITE dessoldado e soquete novo torneado.

Soquete novo soldado.

E pra finalizar, iniciei a preparação da tampa de válvulas. Ela havia sido pintada de branco, mas com o calor do motor, ficou amarelada, ou seja, estava horrível! Pra fazer o serviço correto, é necessário remover toda a tinta antiga e isso é um trabalho beeeeem chato. Mas está andando. Já fiz a maior parte e agora sobraram os cantos. Tenho que terminar isso logo, pois sem ela... não dá pra ligar o carro.


Tampa de válvulas lixada. Faltam os cantos! Serviço chato...

Já comprei a bateria... daqui a pouco já vou poder fazer alguns testes na parte elétrica, verificar se está chegando corrente nos pontos certos, testar o arranque (novinho), bomba de combustível entre outras coisas.


Não... não é uma oficina.
Ainda bem que a patroa não esquenta (muito) hahahaha!

Entrei na reta final pra fase 1. Será um final de semana de muito trabalho no carrinho!

Valeu!