Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2012

E o bloco está no carro, finalmente!

Depois de cerca de 4 meses, finalmente o bloco voltou para o cofre do GSI. Foi um trabalho divertido numa tarde / noite de sábado. Meu primo apareceu por volta das 17hrs pra me ajudar e começamos a brincadeira.

Fechamos o carter, limpamos os apoios dos calços que ainda estavam no carro e instalamos os novos calços. Em seguida, "no braço", colocamos o bloco no cofre do motor, ainda apoiado sobre um macaco  e com uma madeira pra aumentar a base até que fosse possível prender o calço dianteiro direito. Com o calço aparafusado, improvisamos um suporte para o outro lado para que pudéssemos preparar a caixa de marchas.

Bloco finalmente no carro. Sem esquecer é claro da poly-v!

Pra quem não está muito a par do motor do Corsa, apenas o calço dianteiro direito fica ligado diretamente no motor, os outros dois (esquerdo e traseiro) ficam presos na caixa de marchas.

O passo seguinte foi instalar o volante do motor, mas os parafusos antigos não aguentaram o tranco. Eles estavam esticando e pra quebrarem seria questão de mais um aperto. O pior é que eu já havia procurado em diversos lugares (autorizadas e lojas) esses parafusos, mas sem sucesso.


No detalhe o calço dianteiro direito.
Deixamos o volante aparafusado, mas a embreagem e a caixa não iriam "pra casa" nesse dia, afinal, eu não ia dar mole de deixar esses parafusos meia boca no volante do motor. Partimos então para adiantar o que pudéssemos na caixa de marchas.

A caixa do Agile tem acionamento hidráulico, então eu teria que aproveitar alguns itens da caixa original do GSI, entre eles o conjunto de acionamento da embreagem e o conjunto de controle da alavanca de mudanças, que por sinal estava todo travado devido à ferrugem. Mas depois de desmontar tudo e uma dose de trabalho e capricho, ela voltou a funcionar muito bem.


Deu trabalho mas ficou bom!


O alavanca de acionamento da embreagem entrou como uma luva, mas o sensor de velocidade não...

Ele simplesmente se negava a entrar. Pra não forçar a barra e acabar quebrando o sensor (ou alguma coisa na caixa) resolvemos fazer algo que eu sinceramente não esperava: abrir a caixa! Mas, se tem que ser feito, então vamos fazer!

Ao abrir foi fácil ver o "problema" ou a incompatibilidade. Na caixa do Agile o sensor é como um sensor de roda fônica, digital, e no GSI ele é analógico. Mas foi só tirar o anel com janelas do diferencial do Agile e colocar o de plástico com rosca do GSI. Galho fraco.

Diferencial do GSI e o anel de referência do sensor
de velocidade do Agile. Ambos fora de combate.

Preferimos não remontar a caixa, já que será bem mais fácil prender a carcaça dela no bloco e depois entrar com as engrenagens. Depois de 6 horas de diversão, já estávamos quebrados, e era o momento de parar. 


Os novos parafusos para o volante do motor já estão na mão, então amanhã, quinta-feira (26/08), se tudo correr bem, estaremos montando a caixa no carro!

Vamos ver... 

terça-feira, 17 de julho de 2012

Limpeza do carter e instalação da bomba de óleo

Nesse sábado consegui mexer mais um pouquinho no GSI. Na parte da manhã saí para comprar mais algumas peças, dessa vez os calços do motor e o sensor de pressão do óleo, a famosa, cebolinha. Incrível como o calço do lado esquerdo é muito mais caro que os demais, chegando a custar 3 vezes mais! E não tem material ali pra isso. E o pior, esse é o calço que mais "sofre" e consequentemente o que quebra mais.

Calços do motor e sensor de pressão do óleo.

Felizmente não é o mais complicado de se trocar. Esse título fica com o calço dianteiro direito. Embutido na longarina, pra retirá-lo, tem que deslocar um pouco o motor pro lado oposto, o que de um modo geral, não é lá tão simples sem uma girafa (guincho) para apoiar o motor.

Depois da pré-lavagem,
ainda tinha bastante sujeira no carter.

Seguindo o "cronograma", comecei a limpeza do carter. Antes mesmo de soltar a placa defletora, já deu pra ver o quanto ele estava imundo e com borras de óleo pra todo lado. Já o pescador estava em melhor estado e foi bem rápido pra limpar. E pra finalizar com o carter, retirei todos os resquícios da cola que foi utilizada para vedar a junta. Ficou muito bom.

Um pouco melhor agora :)

O passo seguinte foi instalar a nova bomba de óleo com a sua junta, sem adição de qualquer fixador, conforme indicado no manual. Com a bomba instalada, instalei o pescador e pra fechar a cebolinha de óleo.

Ver o motor tomando forma é muito gratificante. Aliás, todo o processo de montagem é muito divertido!


Bomba de óleo e pescador instalados!

Amanhã o dia vai ser cheio, mas se der tempo, vou instalar o carter e os calços dianteiros. Se eu tivesse uma girafa, eu ia montar todo o motor na bancada pra só no fim colocá-lo no carro. Mas como esse não é o caso, vou montar só o principal do bloco e já vou com o bloco pro carro "no braço". Vai ser mais demorado e difícil montar o restante no carro, mas não tenho outra escolha.

Por enquanto é só.

Abraços!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Pistões no bloco, finalmente!

Ontem a noite, finalmente, consegui montar os pistões no bloco.
Eu havia deixado os pistões mais uma noite e um dia inteiro na solução com diesel para amolecer qualquer resquício de sujeira nas pistas dos anéis.

Pincel e escovas de aço para limpeza dos pistões
Comprei um kit com três escovas de aço que serviram muito bem para esse propósito. 

Bem melhor agora hein?

Depois de limpos, era hora de montar os novos anéis. É uma tarefa simples, não chega a ser muito demorada e que demanda basicamente três cuidados básicos:
  1. Não abrir demais os anéis na hora da instalação para que eles não deformem;
  2. Procurar as marcações TOP e mantelas com esse lado para cima (é obvio, mas se você estiver fazendo a tarefa no "automático", esquecer isso é bem fácil, então não custa conferir no final);
  3. Não deixar as aberturas dos anéis alinhadas umas com as outras. Nesse caso especificamente, a recomendação é:
    • Para o anel inferior que é composto de 3 partes, deixar as aberturas com cerca de 2,5cm de espaçamento entre elas;
    • Os anéis 1 e 2, deixar com 180º de separação, ou seja, um aponta pra um lado e o outro para o lado oposto do pistão, simples assim.
Tomados esses cuidados, essa tarefa se torna bem fácil.

Pistões limpos e prontos para instalação dos novos anéis.
Com os anéis montados era hora de colocar as bronzinas de biela, lubrificá-las e instalar os pistões no bloco. Sem uma bancada apropriada, essa tarefa, de simples pode se tornar um pouco mais complicada, mas é só ter calma, paciência e um pouquinho de jeito que tudo se encaixa. Apliquei a cinta para pressionar os anéis no pistão, alinhei a biela pra não bater no eixo ao entrar e com um martelo de borracha e um pedaço de madeira lisa, mandei os pistões pra dentro do bloco.

Novos anéis de seguimento instalados.
A cada pistão inserido eu dava uma ou duas voltas no eixo pra ter certeza que estava tudo ok. No final foi só aplicar o aperto correto com o torquímetro e encerrar os trabalhos.

Finalmente, pistões instalados no bloco!
Agora tenho que lavar o carter pra poder instalá-lo. A bomba de óleo vem em seguida.
Tem muita diversão ainda pela frente...

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Pistões finalmente livres dos anéis

Pequeno progresso, mas estou bem satisfeito. A mistura de diesel e óleo de freio também deu resultado e agora todos os pistões estão finalmente livres dos velhos anéis de seguimento. 

Deixei novamente os pistões na solução pra amanhã dar uma boa limpeza e garantir que as "pistas" estarão limpas para os novos anéis.

Preciso comprar os calços do motor... em breve o bloco estará no GSI! ;-)

Fui!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Algumas fotos do início da montagem do bloco do motor

E lá vamos nós! Hoje a única coisa que eu queria realmente fazer, além de tirar algumas fotos, era saber se a solução de diesel + motorflush havia conseguido soltar os anéis do pistão. 
E não é que funcionou? Depois de algumas batidinhas nos anéis, finalmente consegui removê-los. 
Agora que eu sei que a mistura funciona, farei o mesmo com os outros pistões.

Olha os miseráveis aí!

Ontem esqueci de colocar na lista de peças compradas o kit de embreagem! Montar o motor com embreagem velha não dá né? 

Agora vamos às fotos!

Bomba de óleo

Jogo de anéis e bronzinas de biela e fixo

Óleo de caixa, filtro de óleo e kit de embreagem

ABS: Bem melhor agora. Estava imundo!

Não está 100%, mas está bem melhor.

Toda essa área branca... estava preta!

Dá até pra ver a cor original da caixa de direção.

F15-5-CR ex-Agile - Agora GSI! ;-)


Eixo no lugar


Cano de água e pastilhas novas


Mancal 5 leva selante antes do aperto


Próximos passos:

  1. Soltar os outros anéis dos pistões
  2. Montar os novos anéis
  3. Instalar os pistões no bloco
  4. Preparar e instalar a nova bomba de óleo
  5. Limpar e instalar o pescador de óleo
  6. Limpar e instalar o carter
Se eu fizer isso essa semana já estou feliz. Vamos ver...

Abraços!

domingo, 8 de julho de 2012

Dia... que dia é mesmo? Sei lá! Mas comecei a montar o bloco do motor :-D

Finalmente um tempinho pra postar!

Durante essa semana consegui alguma evolução no projeto. Comprei algumas peças, limpei o cofre do motor e já comecei a montar o bloco. Tive que comprar algumas ferramentas também...

Por enquanto vou ficar devendo as fotos, mas essa semana eu tiro algumas. Eu estava mexendo com coisas que não dava pra ficar parando e limpando as mãos pra tirar foto. Então, da próxima vez que eu for mexer no carro, antes de começar, eu já tiro algumas do que eu já fiz.

No sábado retrasado (30/06) sai a procura de uma caixa de marchas. Depois de muito pensar no que fazer com a caixa do GSI, resolvi procurar uma no ferro-velho. Eu sabia o que procurar, então era uma tarefa relativamente simples: Eu queria uma caixa de marchas de Agile 1.4! Essa caixa é praticamente a mesma do GSI (F15-5-CR), com as relações iguais (exceto a segunda um pouco mais curta) e a diferença maior fica no diferencial (ficou redundante mas é isso mesmo :-p). O diferencial da caixa do Agile é um pouco mais curto também. Nesse caso posso trocar pelo do GSI e pronto! Mas sinceramente, acho que não vou mexer nisso agora. Consegui achar uma caixa quase zero, ano 2011. O óleo saiu limpinho. Vou só trocar a parte do trambulador que é diferente (no Agile é por cabo e no GSI por vareta) e também a alavanca de acionamento da embreagem, que no Agile é um sistema hidráulico. Ainda não mexi nisso. Fiquei bem satisfeito com a caixa e ainda tenho peças de reposição com a sobra do GSI. Menos um problema!

Com a parte do câmbio encaminhada, resolvi comprar algumas peças pra começar a montar o bloco do motor. Olha a listinha:
  • Correia Poly-V (sem ela não posso colocar o bloco no lugar já que o calço do motor passa por "dentro" dela;
  • Bomba de óleo SCHADEK de Montana / Corsa 1.8 (descobri que a antiga também era essa);
  • Bronzinas de fixo e biela Metal Leve;
  • Óleo para caixa de marchas original;
  • Filtro de óleo original;
  • Jogo de anéis (esqueci a marca, mas é a mesma do pistão - depois eu atualizo o post);
  • Diesel para limpeza do cofre do motor e algumas peças;

Comprei ainda um torquímetro e a cinta compressora para os anéis dos pistões.

Na segunda fiquei por conta da limpeza do cofre do motor. Que trabalho chato! Mas tem que ser feito. Fiz uma sujeirada danada na garagem e ficou um fedor de diesel do cão! O dia seguinte foi só pra terminar de limpar... a garagem! :-D

Já na quarta, comecei então a montagem do bloco. Coloquei o "bicho" na bancada de "cabeça para baixo" e coloquei as bronzinas de fixo. Tudo lubrificadinho, coloquei o virabrequim. Mas cadê que o bicho rodava? Fiquei encucado. Será que as bronzinas estão erradas? Depois de bater cabeça e desistir (já era tarde da noite), descobri, comparando com a bronzina antiga, que a bronzina do macal 3, que serve também como espaçador para que o eixo não tenha movimento longitudinal, era mais espessa que a antiga. Depois de pesquisar sobre o assunto, resolvi dar uma lixadinha nas duas bronzinas do 3º mancal. Lixa final, pedra de mármore como apoio para não haver desigualdade, lá fui eu. Lixa um pouco, pára, compara, testa... Beleza!  Agora sim! Eixo instalado e girando bonito. Deixei agarrando só um pouquinho, mas quando o motor der a partida vai ficar perfeito. Antes assim do que frouxo demais...

Só voltei a mexer no carro no sábado (ontem 07/07) à noite. Mas sem muito progresso. Eu queria deixar o bloco já com pistões no lugar, mas alguns deles estão com os anéis antigos engripados. Perdi um tempão tentando soltá-los e não consegui. Pra não danificar o pistão, resolvi deixá-los numa solução pra ver se soltam. Se não soltarem, vou levar lá na retífica pra eles darem um jeito, afinal, eles deveriam ter tirado isso! 

Hoje, muita chuva, frio... não me animei de mexer no carro, então toquei outros projetos.

É isso!

Grande abraço!