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terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Problemas elétricos parte 3

Chegou a vez de mexer nos retrovisores. Como eu comentei no post anterior, ambos os retrovisores só subiam e desciam.

Desmontei logo o retrovisor do lado esquerdo e o botão de comando. Eu ia retirar o retrovisor de qualquer maneira para poder limpá-lo e também a área sob ele na porta, então não foi nada "fora dos planos", pelo menos essa parte...

Tratamento dos pontos de ferrugem.
O retrovisor esquerdo não deu muita dor de cabeça. Foi basicamente desmontar pra lavar e remontar. Estava tudo em ordem. Já o botão...

Desmontagem do retrovisor.
Logo que desmontei o botão vi que faltava uma peça. São três peças responsáveis pelo contato e acionamento dos motores. Como eu tinha um outro comando, "roubei" a tal peça pra completar. 

Tá faltando uma pecinha ali!
Remontei tudo mas o funcionamento ainda não era bom. Hora funcionava, hora não. O botão ficava molenga também. Bem esquisito. Reparei então que os pinos que ficam na parte do "joystick" estavam desalinhados. Um deles afundado e os outros dois normais. Mas desses dois, um se movia normalmente e o outro estava travado. Eu tinha acabado de achar o problema...

Depois de limpos e lubrificados, esses
três pinos fizeram toda diferença!
Retirei então os três pinos e suas molas. Limpei e lubrifiquei. Ao remontar, mais uma vez parecia que o comando era novo em folha. Funcionou perfeitamente, sem requerer qualquer esforço durante a utilização. Fiquei muito satisfeito.

O retrovisor do lado esquerdo funcionou em todas direções sem pestanejar. Já o lado direito... continuava a funcionar apenas em um dos eixos...

Botão remontado e funcionando perfeitamente!
Era hora então de montar esse lado, manobrar o carro e desmontar o outro.

Porta do carona quase pelada...
A desmontagem da forração da porta do Corsa é bem simples. Depois de desmontada, comecei logo a limpeza. Quando fui instalar a nova maçaneta, como havia feito do lado do motorista, tive uma desagradável surpresa. Mesmo com a embalagem indicando ser uma peça para o lado direito, era uma maçaneta do lado esquerdo. Lembrando que é uma peça original GM, mas a embalagem já estava aberta. Apesar de não gostar, é comum os comerciantes abrirem a peça pra colar algum tipo de etiqueta ou mesmo para mostrar ao cliente a qualidade da peça ou mesmo que se trata de um item original. O fato é que alguém trocou a maçaneta de embalagem, o que vai me atrasar. Só na quinta-feira vou poder resolver isso.

Vai ficar assim por enquanto...
Mas vamos ao retrovisor! Depois de todo desmontado, fiz um teste rápido que indicou que o motor que faz o movimento lateral (esquerda/direita) não estava funcionando. Como não sou de me dar por vencido tão facilmente, comecei a desmontar o miolo do retrovisor. E vou dizer que não é algo trivial. É tudo bem apertado, justo mesmo, qualquer "bobeira" e algo poderia ser quebrado.

Retrovisor desmontado pronto para a "lavagem".
Pra resumir a história, desmontei TUDO até mesmo o motor que não funcionava. Limpei o carvão, dei um capricho no interior com limpa contatos, remontei tudo e testei na bancada utilizando uma fonte de PC. Perfeito! 

Algumas fotos do processo...

Miolo do retrovisor com os motores.

Parte traseira com os contatos.

Detalhe dos motores.

Tudo desmontado.
Tudo remontado, soldas feitas, testado e aprovado!

Depois de remontado era hora de colocar o miolo de volta na carcaça do retrovisor e montar no carro. Mas antes, um outro probleminha. Esse retrovisor estava sem espelho. Mas por sorte, a algum tempo atrás eu achei um retrovisor que foi do meu antigo Corsa (lá em 1999) e que eu havia trocado depois que fui abalroado por uma moto. Retirei então o espelho com o auxílio de um soprador térmico e o transplantei pro GSI. Estranho estar usando algo do meu Corsa antigo nesse carro... não sei bem explicar. Não sei nem por que eu tenho esse retrovisor até hoje! O espelho tem um "tequinho" mínimo, mas nada que comprometa. Melhor assim do que sem espelho...

Frente...

e verso do resultado...
Com o espelho colado, instalei o retrovisor novamente no carro e fui para o grande teste. Nota 10! Tudo funcionando perfeitamente.

Depois de mais uma tarefa concluída, alcancei os 90% (90,07% pra ser mais preciso) de progresso dessa longa jornada que esta sendo a fase 3.

Bagunça básica durante a desmontagem da porta do carona.
Próximo passo: a trava elétrica do lado direito! Isso está me tirando o sono. Mas só vou contar mais detalhes quando conseguir resolver o problema. Espero que seja a 4ª e última parte dos problemas elétricos (algo me diz que vem mais por aí, infelizmente...).

Abraço!







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