Páginas

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Finalmente de volta aos trabalhos...

Praticamente um ano sem escrever no blog, mas o GSI não ficou parado esse tempo não! Tá, ficou bastante tempo parado, mas não TODO o tempo :-D

Mas foi tempo suficiente pra bateria, novinha diga-se de passagem, abrir o bico e eu ter que comprar outra :-/. Galho fraco, bola pra frente.

Diversos motivos particulares limitaram bastante o meu tempo e consequentemente as brincadeiras na garagem, mas agora parece que as coisas estão, aos poucos, se acomodando e vou poder me distrair um pouco com o GSI.

Como havia comentado no último post, o carro estava com um vazamento na caixa de direção e esse era o pior problema. Ele está andando relativamente bem, com alguns destemperos, hora ou outra ele perde um pouco de desempenho e estou desconfiado de alguns motivos, dentre eles a bobina.

Eu comprei uma bobina zerada, com o código fornecido pela Bosch para a bobina substituta para da original do GSI. Tiro nágua. A bobina não funcionou. Cilindros falhando... e como eu sabia, as bobinhas dos outros Corsas não funcionam no GSI. Voltei com a original e vai ficar assim até que eu encontre uma saída. Tenho algumas ideias (espero colocá-las em prática em breve), mas por hora vou deixar assim.

No último sábado, fui pra garagem por volta de 11 da manhã e só sai de lá às 7 da noite. Depois de dar uma geral no ambiente, levantei a dianteira do carro, apoiei em cavaletes e retirei as rodas pra começar "a missão":

Retirar a caixa de direção!

Com a frente do carro levantada, comecei a desmontagem. Desloquei o reservatório do óleo de freio, saquei o reservatório de água do radiador e outros componentes menores para poder acessar e desconectar as tubulações de entrada e retorno de óleo da caixa. Ainda pela parte de cima do motor, soltei as hastes do trambulador que ficam presas à caixa de marcha. 

Frente levantada, retirei até o retrovisor pra ninguém esbarrar :-)

Em seguida, saquei as ponteiras de direção, soltei o parafuso que prende a caixa à coluna de direção próximo aos pedais (pela parte de dentro do carro) e fui pra parte de baixo. 

Depois de apoiar o conjunto motriz, soltei e separei o eixo da alavanca de câmbio do trambulador, saquei o braço do calço central e com ele veio o trambulador. 

Espaço aberto para poder acessar a caixa de direção.

Começava a pior parte de toda a empreitada... soltar os 4 parafusos que fixam a caixa de direção à parede corta-fogo. Pouco espaço e parafusos auto-travantes... Que combinação! Mas com paciência consegui retirá-los. Foi aí que eu percebi que retirar esses parafusos não era o mais chato... :-)

De outro ângulo..

Com a caixa solta, eu tinha que manobrá-la de alguma forma para que ela descesse. Mas era como manobrar uma carreta numa garagem de prédio... Tive que retirar, por cima, dois tubinho da caixa (de entrada e retorno do óleo), desmontar o suporte e sacar todas as borrachas de vedação para liberar preciosos centímetros. Pra completar, desci o motor o máximo que deu e só assim a caixa saiu.

Caixa de direção retirada!

Agora é desmontar a caixa, comprar os reparos, montar e colocar de volta! Trabalho pra mais dois sábados (pelo menos!).

Agora é "só" dar uma geral e voltar com ela pro carro!

Valeu!





Nenhum comentário:

Postar um comentário