Páginas

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Caixa de Direção Hidráulica - Reparo e Instalação

Há três semanas eu retirei a caixa de direção hidráulica do GSI para reparos. Ela estava com um baita vazamento. 

Com a caixa na bancada, desmontei TUDO, limpei, troquei os retentores, anéis, coifas lubrifiquei e montei. Ficou 10!

Axiais fixados com travante químico. Recomendação da GM!

Pra quem não sabe, a caixa de direção do Corsa GSI não é igual a dos outros Corsas da sua época. E quando eu digo isso não estou falando de sua aparência externa, mas sim da sua relação entre o pinhão e a cremalheira.

Detalhe da braçadeira e da coifa nova já instalada.

No GSI a direção é muito mais direta e consequentemente esportiva. Com cerca de uma volta e meia é possível girar todo o volante para um dos lados, atingindo o final do curso! 

Ferramenta certa é tudo!

Muitas pessoas devem ter pensado que eu era meio louco em fazer esse serviço em casa, mas além de gostar e ser realmente um passa-tempo pra mim, a chance de alguma oficina fazer uma besteira ou colocar uma peça a base de troca, que certamente não seria de outro GSI, no lugar da original é de quase 100%.

E pra falar a verdade, o que é chato realmente é retirar e colocar a caixa, pois reparar a caixa é bem legal!

Caixa pronta. Agora é "só" instalar!

Mas como está o carro hoje?

A caixa de direção já voltou para o lugar de origem. As mangueiras de pressão e retorno já foram conectadas, as ponteiras de direção já estão no lugar, mas uma delas precisa de substituição da porca "auto-travante".

Pontas isoladas para evitar imprevistos.

O calço da caixa de marchas também já está instalado juntamente com o trambulador, que teve suas articulações devidamente lubrificadas. A conexão com a coluna de direção já foi feita, alguns itens menores, como o sensor de rotação e de detonação já voltaram pro lugar depois de saírem para facilitar a passagem da caixa de direção.

Falta regular o trambulador (conectar ao garfo do câmbio e ajustar a passagem das marchas), vou aproveitar para trocar a água e o aditivo do radiador (talvez eu troque logo os dois cebolões), montar o vaso de expansão, colocar as rodas e colocar o carro no chão.

Ou seja, o "pior" já foi.

De volta ao lugar de origem!
Espero ter novidades antes mesmo do próximo final de semana!

Valeu!



Um comentário:

  1. Amigo comprei um Gsi 96 estou levantando o carro e descobri recentemente que tiraram o sensor de detonação do carro, gostaria de saber se vc puder postar a foto deste sensor para eu ver como ele e pois fui na gm eles não tem mas me passaram o codigo da peça que e 10.457.220 disseram que so serve esta original. desde ja agradeço.

    ResponderExcluir